Boletim COVID-19, Saúde|

Por Nicéia Menegon – Ascom Semus

A Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, informa que, em Gurupi, no período de 25 de junho a 1º de julho, foram registrados 614 casos positivos para Covid-19.

A média da semana permanece estável, em relação à semana anterior. De acordo com o monitoramento da Vigilância Epidemiológica, até o momento, o mês de junho totalizou 2.285 casos positivos, em Gurupi.

“Percebemos que houve uma pequena redução nos casos positivos. A partir dos índices da próxima semana, teremos uma leitura mais consistente do cenário dos índices de Gurupi”, pontua o coordenador da vigilância epidemiológica, Halex Cavalcante Coutinho. A análise de cenário é realizada de acordo com os índices de 14 dias, conforme o Guia de Vigilância Epidemiológica, do Ministério da Saúde.

Gurupi contabiliza nesta sexta-feira, 59.705 casos descartados; nenhum suspeito; 22.956 casos confirmados acumulados, destes 22.039 estão recuperados, casos ativos com risco de transmissão somam 635 e o total de óbitos é de 304 pessoas.

Nesta semana, foi registrado um óbito na UPA. Trata-se de um idoso, 69 anos, com comorbidades e que testou positivo para Covid-19.

Público de confirmados

A faixa etária com maior incidência de casos positivos está entre 30 e 39 anos, com 137 casos. Segue abaixo os casos positivos, por faixas etárias:

0 a 9 – 20 casos positivos

10 a 19 – 48 casos positivos

20 a 29 – 131 casos positivos

30 a 39 – 137 casos positivos

40 a 49 – 115 casos positivos

50 a 59 – 87 casos positivos

60 a 69 – 42 casos positivos

70 a 79 – 21 casos positivos

80+ – 13 casos positivos

Entre todos os casos positivos, 389 são mulheres e 225 homens, totalizando os 614 casos, nos últimos sete dias.

Testagem

A maioria dos testes que confirmaram os casos positivos para Covid-19, foram realizados nas Unidades Básicas de Saúde – UBS’s, com 345 testes positivos e 661 testes foram descartados, como negativos.

Na UPA24H, foram notificados 158 casos positivos. Já os testes de farmácia totalizam 42 positivos e os laboratórios particulares somam 30 testes, no Hospital Unimed foram notificados 12 casos positivos e no HRG, 27 notificações positivas para Covid-19.

Internações

Dois pacientes, com Covid-19, estão em observação na UPA: uma mulher, 78 anos, e um homem, de 77 anos. Uma idosa, 92 anos, está internada no Hospital Unimed.

Já a taxa de ocupação de leitos no Hospital de Regional de Gurupi – HRG, mantido pelo Governo do Estado, pode ser acompanhada no site do Integra Saúde Tocantins, da Secretaria Estadual de Saúde – SES (clique aqui).

Vacinômetro

A Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, por meio da Coordenação de Imunização, informa que, até às 12h desta sexta-feira, 1º de julho, o Sistema Integra Saúde do Tocantins apresenta um total de 141.030 doses aplicadas da vacina contra a Covid-19, em Gurupi.

Divulgação semanal

A Secretaria de Saúde – SEMUS, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica e da Coordenação de Imunização, informa que diante do aumento dos casos a periodicidade da publicação do Boletim Epidemiológico é semanal.

Quem quiser acompanhar os índices diários, poderá acessar o Portal Integra Saúde (www.integra.saude.to.gov.br/covid19) e conferir todas as informações do Município e do Estado, referente à Covid-19.