Saúde|

Compartilhe:

 

Por Niceia Menegon – Ascom Semus

Sábado é dia de atualizar o cartão de vacina para a comunidade do Setor Residencial Madrid, em Gurupi. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) estará com a equipe de imunização para fazer um grande mutirão de vacinas de rotina e contra Covid. A multivacinação acontecerá na Praça do bairro, das 08h às 14h.

O Dia de Multivacinação tem como objetivo aplicar e regularizar as doses de vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizando a situação vacinal. Bem como, aumentar as coberturas vacinais e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis.

Segundo a coordenadora de imunização de Gurupi, Lilamara Oliveira Miranda Tavares, a iniciativa visa atualizar a caderneta de crianças a partir dos 03 anos de idade, além dos adolescentes e adultos. “Essa ação descentralizada pretende aumentar as coberturas vacinais e diminuir a incidência das doenças que podem ser prevenidas por meio de vacina, como difteria, coqueluche, poliomielite, sarampo, caxumba e meningite meningocócica. Também estaremos ofertando a vacina contra a Covid-19 para todas as faixas etárias”, explicou Lilamara.

Arquivo Secom Gurupi

Auxílio Brasil

Na oportunidade serão realizadas as pesagens, medições e atualização do cartão vacinal com o intuito de atualizar as informações das famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família.

Os beneficiários deverão apresentar o cartão de vacina e o cartão do Programa ou o Número de Inscrição Social – NIS, além de todos os documentos pessoais dos integrantes da família.

Arquivo Secom Gurupi

Vacinas

A multivacinação inclui todos os imunizantes previstos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e disponíveis no Município, são elas: hepatites A e B, poliomielite, rotavírus, pentavalente (DTP+Hib+HB), pneumocócica, meningocócicas C e ACWY, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV e difteria tétano.

Já para a vacinação contra a Covid-19, todas as faixas etárias estão contempladas, desde crianças a partir de três anos até adultos. Para receber a quarta dose ou segunda dose de reforço, a pessoa deverá ter 40 anos ou mais.

Intervalos entre 1ª e 2ª doses:

  • Coronavac – intervalo de 28 dias (criança e adulto)
  • Pfizer – intervalo de 60 dias (criança e adulto)
  • AstraZeneca – intervalo de 60 dias
  • Janssen – intervalo de 60 dias

Doses de reforço, 3ª e 4ª doses

A 4ª dose, ou segunda dose de reforço, até o momento, está liberada para as pessoas com 40 anos ou mais. O intervalo é 4 meses após receber a dose anterior, independente da marca do imunizante.

Documentos necessários

Ao comparecer para se vacinar, todos devem apresentar os documentos pessoais, identidade, CPF, Cartão do SUS e o cartão de vacinação.

Comments are closed.

Close Search Window