Saúde|

Por Niceia Menegon – Ascom Semus

A comunidade do Povoado Trevo da Praia receberá a equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (SEMUS), nesta quarta-feira, 24. A imunização será realizada das 8h às 16h, na UBS do Trevo da Praia como parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação, inclusive com doses contra a Covid-19.

Um dia inteiro com o objetivo de regularizar as doses de vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizando o cartão de vacinas, aumentando as coberturas vacinais e contribuindo para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis.

Foto: Arquivo/Secom Gurupi

A vacinação contra a poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, tem como público-alvo, as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), que devem atualizar seu esquema vacinal ou receber a dose de reforço contra a doença.

Já a multivacinação é voltada para crianças e adolescentes com até 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), que poderão completar as doses do cartão de vacina, caso esteja com alguma dose atrasada.

Segundo o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes, a comunidade do Trevo da Praia e das redondezas necessitam dessa ação. “É a oportunidade que as famílias da zona rural terão para atualizar os cartões de vacinas e assegurar que doenças consideradas extintas, voltem a aparecer novamente”, frisou Sinvaldo.

Documentos

A coordenadora de Imunização da SEMUS Gurupi, Lilamara Oliveira Miranda Tavares, reforça a necessidade de apresentar os documentos de identificação, cartão do SUS e o de vacina, para as pessoas que forem se vacinar. Ela também reforça que a vacinação do calendário básico poderá acontecer simultaneamente com a vacina contra a Covid-19.

“Nossa equipe estará o dia inteiro, a partir das 8h, com todas as vacinas de rotina e contra a Covid-19 para atender as famílias do Trevo, comunidades próximas e moradores de fazendas da região. Quem puder colaborar com a divulgação e sensibilização para este dia “D” estará colaborando com a saúde de todos”, enfatiza Lilamara.

Vacinas

A multivacinação inclui todos os imunizantes previstos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e disponíveis no Município, são elas: hepatites A e B, poliomielite, rotavírus, pentavalente (DTP+Hib+HB), pneumocócica, meningocócicas C e ACWY, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV e difteria tétano.