Desenv. Econômico|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, promoveu um curso de Corte e Costura sob medida gratuito para a comunidade gurupiense, que foi concluído nesta sexta-feira, 02. A ação teve como objetivo oferecer qualificação profissional e desenvolver o ramo de confecção na cidade.

O curso foi promovido em parceria com a Universidade de Gurupi – UnirG, Senai, Associação de Confecção de Gurupi (ACG) e Secretaria Municipal de Educação. Foram capacitadas 20 pessoas no curso que teve 160 horas de duração. Na solenidade de encerramento, foram entregues para a Secretaria Municipal de Infraestrutura, 140 uniformes de trabalho confeccionados pelas próprias alunas durante a capacitação.

Para a diretora municipal de Indústria e Comércio, Daniella Vitorino, a qualificação da mão de obra é fundamental para a profissionalização desse mercado em Gurupi. “Muitas das mulheres já têm máquina de costura em casa, mas elas não tinham a profissionalização para desenvolver um produto que fosse absorvido pelo mercado de Gurupi, então a Prefeitura entrou com a qualificação e agora a nossa diretoria vai buscar junto às instituições financeiras um recurso mais barato para que elas tenham acesso ao crédito e possam se formalizarem e  se tornarem empresárias”, disse.

Foto: Ricardo Pellizzari – Secom Gurupi

A presidente da ACG, Arlene Carvalho, disse que é gratificante ver pessoas sendo capacitadas e agradeceu a Prefeitura pela oportunidade. “É de uma importância muito grande a Prefeitura nos dar essa oportunidade. É algo que batalhávamos há tempos e só na gestão da prefeita Josi Nunes conseguimos capacitar a primeira turma para geração de emprego e renda nesta área. Gurupi só tem a ganhar porque nós vamos pegar essa oportunidade e fazer de Gurupi um grande polo de confecção, fazendo com que principalmente as donas de casa, se tornem profissionais”, disse.

A atendente de farmácia Erô Vieira Alves Luz foi uma das alunas do curso que aproveitou a oportunidade para buscar ampliar sua renda. “O que me despertou foi ver que no ramo de costura ainda há muita expectativa de você gerar uma renda diferenciada além do ramo que já trabalho. Eu já gostava de costura, mas não tinha capacitação e com a oportunidade do curso despertou em mim o desejo de começar a entender e conhecer mais dessa área”, contou.

As aulas do curso aconteceram no Campus Jacinto Nunes da Silva, da Universidade de Gurupi – UnirG, com o objetivo de facilitar o acesso para a comunidade mais próxima, como os bairros Campo Bello e Parque das Acácias, na região Oeste da cidade.

Foto: Ricardo Pellizzari – Secom Gurupi