Desenv. Econômico|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

“Fato histórico para Gurupi”, disse a Prefeita Josi Nunes, ao participar na manhã desta quarta-feira, 21, da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para início das obras de alargamento da Avenida Goiás, no trecho que liga o Jardim Boulevard ao Parque Agroindustrial de Gurupi (PAIG). A obra vai atender uma demanda antiga da classe empresarial da cidade, que comemorou a autorização para o início dos serviços.

A obra será realizada pelo Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), com investimento no valor de R$ 2,7 milhões. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Econômico (FDE), aprovado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (CDE), por meio do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (PICS). O trecho que receberá o alargamento corresponde a cerca de 8km de extensão.

A prefeita Josi Nunes ressaltou a parceria da Prefeitura de Gurupi na realização da obra, após tratativas com a Sics e a assinatura de um convênio ainda no primeiro semestre deste ano, para a concretização do alargamento do principal acesso ao PAIG. A gestora contou ainda que é uma luta sua desde quando ainda deputada federal, em 2015, quando recebeu a reivindicação dos empresários locais.

“Um fato histórico para Gurupi. É a concretização de um sonho antigo da classe empresarial da nossa cidade. Essa reivindicação foi feita pelos empresários locais quando eu ainda era deputada federal e coloquei na época um recurso para colaborar nesse processo, mas que não pode ser concretizado na época. Mas estive várias vezes conversando com o governo do estado falando sobre esse projeto, agilizamos o processo junto a Sics para colocar esse empreendimento para apreciação do FDE e agora estamos vendo o processo ser concretizado”, comemorou.

Foto: Ricardo Pellizzari

O titular da Sics, Carlos Humberto Lima, ressaltou a importância do investimento para a economia do Estado. “Através do PICS, atuamos em vários eixos da atração de investimentos, um deles, é o da infraestrutura empresarial, que é o que estamos fazendo aqui e em outros municípios. Gurupi, por ser a capital do Centro-Sul do Tocantins, não poderia ficar de fora da fase inicial do programa, por isso estamos com essa intervenção aqui e planejando novos investimentos para melhorias das condições deste distrito para que possa receber muitos empreendimentos que virão”, disse.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Maio Ambiente, Pedro Dias, também destacou a relevância da obra para o município. “Este é um dos projetos mais importantes com maior reivindicação do segmento empresarial, em especial os instalados no PAIG, porque o acesso atual é muito tímido em relação ao movimento que se tem. Como houve crescimento acentuado nos últimos dois anos, tínhamos uma necessidade urgente de se fazer alguma coisa. E somos gratos pela articulação da prefeita Josi Nunes, junto a Sics, na pessoa do secretário Humberto Lima, por tirarem esse projeto da gaveta. Muito importante para Gurupi”, ressaltou.

Empresários comemoram

Muitos empresários e entidades do segmento estiveram presentes no evento. O diretor da empresa Foco Agronegócio, Ivan Alves Silva, foi um dos que comemoraram a autorização para início da obra que vai melhorar a logística dos empresários. “Vai facilitar muito o crescimento do PAIG que está em evolução e com muitas empresas se instalando. Precisamos dessa melhor ligação do distrito com a cidade, pois esse deslocamento de veículos grandes acaba sendo um pouco limitado com o acesso atual, e isso vai facilitar muito a vida do empresário, pois vai melhorar muito nosso atendimento”, relatou.

Presenças

Também estiveram presentes na solenidade de assinatura o presidente da Fecomércio-TO, Itelvino Pisoni, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig), Jair Sakai, secretários estaduais e municipais, e os vereadores César da Farmácia, Ronaldo Lira, Rodrigo Maciel, Matheus Monteiro, Jair do Povo, Colemar da Saborelle, Pastor Serginho e PC.

Foto: Ricardo Pellizzari