Cultura e Turismo|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Com foco na organização e desenvolvimento do Turismo em Gurupi e na Região Sul do Estado, a Prefeitura de Gurupi e o Sebrae estão se mobilizando para a criação do calendário oficial de eventos da cidade no intuito de preparar e fortalecer a prestação de serviços no setor. Nesta quinta-feira, 15, a Prefeita Josi Nunes recebeu em seu gabinete a consultora do Sebrae para discutirem a importância da agenda de eventos do município.

O objetivo, com o calendário de eventos organizado, é possibilitar que os empresários do segmento do turismo, como rede hoteleira, bares, restaurantes, entre outros, possam se preparar adequadamente para a recepção e atendimento dos turistas, bem como evitar o choque ou acúmulo de eventos nas mesmas datas. Tudo isso visando um melhor atendimento e acolhida ao turista em Gurupi.

Para a Prefeita Josi Nunes, organizar o turismo em Gurupi é fundamental para gerar desenvolvimento para a cidade. “Em parceria com o Sebrae e todas as outras entidades, criaremos um planejamento de eventos de Gurupi, para que não coincidam as datas e tenhamos estrutura necessária para realizarmos todos os eventos com segurança, tranquilidade, rede hoteleira disponível, qualidade e satisfação para os turistas. Esse é nosso objetivo, que tenhamos esse calendário e que Gurupi seja referência não só na Região Sul, mas em todo o Tocantins”, disse.

A Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Amanda Costa, citou que a principal característica do turismo de Gurupi são os eventos, e que o município necessita qualificar sua capacidade de atendimento. “Cada município tem uma característica turística e Gurupi tem uma capacidade de atendimento muito grande por sermos polo da região Sul. Com isso conseguimos dar ao município um status de cidade para eventos, mas precisamos nos preparar para isso, através de uma série de ações, como capacitação dos empresários, e a organização do calendário para que sejamos a Capital do Turismo de Eventos no Tocantins”, frisou.

A Agente de Desenvolvimento do Turismo e consultora do Sebrae, Elizabete Cerutti, explicou que são 26 agentes em todo o Estado que, por meio do Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae, estão buscando o fortalecimento das ações que geram os produtos de turismo, e o que está sendo prospectado para Gurupi, é a criação do calendário anual de eventos.

“Gurupi tem muitos eventos tradicionais, religiosos, acadêmicos, feiras, entre outros. Precisamos organizar para que os eventos não se choquem, para isso é preciso trabalhar de forma organizada com todas as lideranças e associações, sejam privadas ou filantrópicas que promovem eventos, para que quando o turista chegar em Gurupi ele encontre comida boa, leito de hotel, táxi para se deslocar, e um acolhimento de toda a comunidade, ou seja, um trabalho conjunto”, disse a consultora.

Mapa do Turismo

Na reunião, além do calendário de eventos, foram discutidas outras ações como o fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo, a estruturação da diretoria municipal de Turismo, entre outras ações para que Gurupi seja inserida no Mapa do Turismo do Brasil, o que tornará a cidade apta a receber ações e investimentos de programas do Governo Federal para o desenvolvimento do setor na região.

Foto: Ricardo Pellizzari – Secom Gurupi