AMTT|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

A Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) de Gurupi apresentou um relatório das ações divulgadas nos últimos cinco meses. Nele constam obras de sinalização com pintura e restauração em mais de 30 pontos da cidade. Entre estes pontos estão: Centro Olímpico, Parque de Exposições Agropecuárias, Avenida Goiás, Trevos das Ruas 20 e 07, Av. Beira Rio próximo à Praça dos Motociclistas, Estacionamento do Mercado Municipal e Sinalizações próximas à escolas e clínicas.

Para realizar todos os serviços, homens trabalharam nestes pontos em tempo integral. Eles foram direcionados de acordo com a necessidade, localização e tráfego de pessoas do local e principalmente por meio de um planejamento para atingir as áreas que estavam mais críticas e apresentavam um alto índice de acidentes.

“Temos trabalhado muito, mas este é apenas um relatório provisório, pois ele leva em consideração ações realizadas nestes últimos quatro meses. Até o final do ano teremos muitas outras ações contabilizadas, isso porque nossa equipe não para. Estão previstos por exemplo, trabalhos de sinalização na Av. Maranhão que acabou de receber recapeamento asfáltico novo”, disse o presidente da AMTT, Colemar Câmara.

Foto: AMTT/Divulgação

Além de pintura de faixas de pedestres, quebra-molas, meios-fios, sinalizações de pare, vagas de idosos, motos e cadeirantes, também houve a colocação de placas em alguns destes locais. Com destaque para a Rua 20, que ganhou tachões de sinalização que são dispositivos com retrorrefletor (tecnologia utilizada na sinalização horizontal que reflete a luz de volta a sua origem. Ou seja, o dispositivo reflete a luz dos faróis dos veículos, de maneira reduzida, para o condutor).

“O tachão de sinalização serve para garantir a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres, através de seu sistema que obriga os motoristas a reduzirem sua velocidade e transitarem corretamente na pista. O dispositivo é fundamental para o direcionamento do fluxo da via, evitando assim, a transposição de faixa de trânsito; a invasão de marca de canalização e transposição de mini rotatória, como no caso da Rua 20”, explicou o presidente da AMTT.

Para seu Gildecélio Paz, um excelente serviço. Funcionário de uma garagem de veículos, ele disse que a circulação de carros e motos melhorou e muito no local. “Antes de colocar os tachões o trânsito ficava confuso, muitos carros não obedeciam a mão correta e havia sempre acidentes por aqui. Agora melhorou e muito, está muito mais seguro passar aqui por este trevo da Rua 20”, afirmou ele.

Conscientização

Dados da AMTT apontam que 99% dos acidentes no perímetro urbano de Gurupi foram provocados por motivo de imprudência de alguns condutores. Para trazer mais consciência no trânsito, a agência tem reforçado o trabalho de fiscalização e educação no trânsito da cidade.

“Gostaria de conscientizar a população sobre a real responsabilidade e compromisso de manter a ordem no trânsito, já que os dados são baseados em fatos recentes. É muito importante que os condutores tenham mais responsabilidade e dirijam de maneira mais defensiva, obedecendo as leis e as sinalizações que estão muito visíveis e novas, muitas recém colocadas”, acrescentou Colemar.

Foto: AMTT/Divulgação