Saúde|

Por Niceia Menegon – Ascom Semus

Secretários municipais, representantes e técnicos que atuam na área da saúde das 18 cidades que compõem a Região de Saúde Ilha do Bananal, estiveram presentes na 5ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR). O encontro, que terminou nesta terça-feira, 20, foi realizado pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS).

Durante dois dias de reunião, além da linha de cuidados com a pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), outros temas foram trabalhados, como a violência autoprovocada e os demais produtos do planejamento regional integrado, que vem sendo trabalhado desde 2021, na macrorregião Sul de saúde do Tocantins, composta de cinco regionais (Ilha do Bananal, Cantão, Sudeste, Capim Dourado e Amor Perfeito).

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, participou da abertura da reunião e reforçou o compromisso da gestão com os temas abordados no encontro. “Precisamos preparar e capacitar a nossa rede, principalmente nas áreas de educação e saúde, para acolher e saber qual é a melhor forma de lidar com as crianças autistas. O autismo tem diferentes níveis de intensidade e o ideal é que a criança desenvolva suas habilidades ao máximo, respeitando suas características e particularidades do transtorno”, enfatizou Josi Nunes.

Foto: Ricardo Pellizzari/Secom Gurupi

O secretário municipal de Saúde de Gurupi, Sinvaldo Moraes, avaliou a relevância de discutir o cuidado à saúde da pessoa autista, na garantia e na prestação do direito integral à saúde. “O nosso empenho enquanto Região de Saúde é fortalecer os serviços ofertados e implementar melhorias no atendimento das pessoas com TEA”, pontuou Sinvaldo.

Foto: Ricardo Pellizzari/Secom Gurupi

Thais Farias, ativista, advogada, mãe atípica e presidente da Associação Protetora dos Autistas de Gurupi (ASPAG) representou as mais de 200 famílias que são acompanhadas pela ASPAG. “O tema desta reunião é motivo de muita alegria para nós, principalmente, porque Gurupi é referência para vários municípios e o atendimento às pessoas com TEA precisa melhorar”, frisou Thais.

Segundo a técnica responsável pela CIR e de políticas públicas de saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Marilene Coutinho Borges, o diagnóstico do autismo tem crescido bastante e, diante desse cenário, se faz necessário a implementação de qualificação com foco nos profissionais de saúde. “Trabalhamos com as necessidades apontadas nas regiões de saúde e identificamos a necessidade de atender o número crescente, não só de crianças, mas de adultos também, diagnosticados com autismo. Esta reunião é mais uma etapa para a construção de uma política inclusiva de acolhimento às pessoas com autismo”, explicou Marilene.

“É um espaço para que os gestores de saúde discutam, elaborem e criem metodologias de trabalho e as parcerias, considerando as dificuldades e realidades de cada município”, destacou a secretária municipal de saúde de Santa Rita do Tocantins, Viviana Nave Sales.

Marcou presença também a representante de uma entidade nacional, a Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas (ONDA) e vice-presidente da Associação Protetora dos Autistas de Gurupi (ASPAG), Flávia Cabral. “Esperamos por anos essa iniciativa. A partir dessa reunião, teremos uma noção do plano de ação que será implementado tanto na saúde, quanto pedagógico e social”, afirmou Flávia.

5ª Reunião CIR

A 5ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR), Região de Saúde Ilha do Bananal, contou com a participação dos secretários e técnicos dos 18 municípios; são eles: Aliança, Alvorada, Araguaçu, Cariri, Dueré, Formoso do Araguaia, Peixe, Sandolândia, Santa Rita, São Valério da Natividade, Sucupira, Talismã, Crixás, Figueirópolis, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, São Salvador e Gurupi.

A próxima reunião da CIR Região de Saúde Ilha do Bananal, acontecerá em Dueré, nos dias 21 e 22 de novembro.