Educação, Juventude e Esportes|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

Materiais esportivos e pedagógicos foram entregues às escolas gurupienses participantes do Programa DNA do Brasil Talentos. O programa é coordenado pelo Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura e Esporte (Idecace), e é desenvolvido com o apoio da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Educação e da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes.

“É um projeto do Governo Federal que foi viabilizado através de recursos orientados pelo Deputado Federal Gaguim e que une os governos federal e municipal com objetivo de descobrir talentos esportivos. O programa conta com material e uma equipe que trabalha com estas crianças, não só a parte física, mas a parte emocional e cognitiva. É mais um projeto para colaborar para o desenvolvimento integral das nossas crianças”, destacou a prefeita Josi Nunes.

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Em Gurupi, 09 escolas municipais são atendidas pelo Programa com um total de 1.006 estudantes do 5º ao 9º ano. Os materiais foram entregues às escolas na última terça-feira, 11.

A coordenadora de metodologia do Programa DNA do Brasil Talentos nas cidades de Gurupi, Peixe e Figueirópolis, Aline Freitas, afirma que estes materiais serão utilizados pelos professores de educação física dentro das escolas. “Nós somos uma equipe multidisciplinar, contamos com nutricionista, dentista, profissional de educação física, psicólogo, assistente social, o Programa tem toda essa base. E o instituto [Idecace] também dá suporte com o plano de aula e cursos”, afirmou Aline.

“Vai facilitar a vida do professor de educação física e vai alavancar o aprendizado das crianças dentro da sala de aula com todos estes materiais”, frisou a diretora da Escola Municipal Orlindo Pereira da Mota, Elislânia Pereira dos Santos.

O Programa

O Programa DNA do Brasil Talentos é estruturado na Detecção de Talentos para Esporte e Vocação Profissional, balizado em um método científico nas áreas que tem nos seus fundamentos os seguintes pressupostos: avaliação biológica, psicológica, sociológica, vocacional e motora.

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi