AGD|

Por Karla Paz –Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Agência Gurupiense de Desenvolvimento (AGD) já iniciou os trabalhos de podas de árvores, jardinagem de canteiros e auxilio no plantio de mudas nativas pelas ruas, avenidas e bairros, em parceria com a Diretoria de Meio Ambiente. Os serviços começaram no último sábado, 22, e irão acontecer aos finais de semana para não incomodar o trânsito e o comércio da cidade. A Secretaria Municipal de Infraestrutura também participa da ação, realizando os serviços de limpeza, recolhimento de entulhos e galhadas, pintura de meios-fios e tartarugas, terraplanagem de ruas dos setores, entre outros serviços.

Serviço de podamento na Av. Goiás./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Até o momento já foram revitalizados os canteiros da Rua Ministro Alfredo Nascer com nova jardinagem, além da poda de praticamente todas as árvores da Av. Goiás. O objetivo da ação de poda das árvores na Goiás é também dar uma melhor visibilidade ao tráfego e melhoria dos locais que em breve deverão receber a decoração natalina. Mas ainda serão executados simultaneamente os serviços de roçagem da grama no Parque Mutuca I e II, revitalização da praça Pôr do Sol e roçagem dos canteiros centrais do setor Waldir Lins, tudo, antes do feriado de finados.

Foto Lino Vargas _ Secom Gurupi

“A poda de árvores trata a vegetação retirando galhos fracos ou com má formação. Além disso, é um procedimento que controla o crescimento constante, limpa o ambiente e garante a segurança do entorno. Porque algumas árvores acabam afetando a rede elétrica, causando danos aos imóveis e até gerando risco à população, por isso recebem poda. Cidades arborizadas proporcionam muito mais qualidade de vida para seus habitantes. No entanto, é necessário zelá-las, mantê-las tratadas e bem cuidadas. A sensação de bem-estar causada por elas no ambiente urbano pode influenciar a diminuição de problemas como estresse, depressão e ainda deixar o ar mais limpo. Por isso, friso a importância de todo este trabalho”, explicou David Garcia, Presidente da Agência Gurupiense de Desenvolvimento.

“É importante chamar a atenção que estamos sempre trabalhando para deixar a cidade limpa e bem cuidada. E agora antes do período chuvoso estamos intensificando todos estes serviços. Verificamos as principais necessidades e agora estamos vindo com as ações. Assim conseguiremos, juntos, manter uma Gurupi limpa, bonita e saudável”, disse a Prefeita Josi Nunes que também tem acompanhado as atividades realizadas por secretarias.