Cultura e Turismo|

Por Karla Paz – Secom Gurupi
União e Futebol foram inspirações para a criação da Exposição de arte ‘Capital da Amizade Futebol Clube’ – Futebol é paixão, Arte é emoção’ que fez parte da programação dos 64 anos de Gurupi. Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes, o artista Viegas expôs cerca de 26 obras, durante abertura do evento realizado na noite de sexta-feira, 11.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Os quadros da exposição retrataram releituras do quadro ‘O Abraço’ do artista plástico brasileiro, reconhecido internacionalmente, Romero Brito, frequente inspiração do artista plástico Henrique Viegas. Cada figura contou com a customização de um uniforme, de alguns dos principais times do futebol brasileiro. Entre as pinturas, houve menção aos times gurupienses: Castelo Futebol Clube e Gurupi Esporte Clube.

O Secretário Municipal de Gabinete Soró e o artista plástico Viegas./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Eu quis trazer a galera apaixonada por futebol para que a gente pudesse celebrar este momento e aproveitar a deixa deste Abraço do Romero Brito, junto com o slogan da nossa Capital da Amizade, para mostrar que o esporte é isso, é amizade, é união, é estar de braços abertos, sem discriminação, sem racismo. Você vê que as telas tem duas faces, duas mãos, tudo colorido. Porque independente de raça, credo ou religião, o esporte e arte abraçam tudo e todos! E foi uma honra participar com esta exposição, para homenagear os 64 anos da nossa Capital da Amizade”, explicou o artista plástico Viegas.

O Centro de Convenções Mauro Cunha ganhou uma decoração toda especial para o evento./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Hérica de Sousa Feitosa, aluna de pintura de Viegas na Casa de Cultura da UnirG, fez questão de comparecer à exposição do professor. Há quatro anos ela tem aprendido mais sobre arte. “Eu estou muito feliz com a exposição do professor e artista Viegas! Está tudo muito lindo! Eu adoro Pop Arte, acho incrível as releituras expostas aqui. Uma homenagem muito bonita”, disse.

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, foi representada pelo Secretário de Governo, Sérgio Vieira Marques, o Soró, que além de parabenizar o artista, frisou a importância da exposição para os artistas e esportistas locais nesses 64 anos de Gurupi. “De forma especial quero parabenizar todos os artistas plásticos e esportistas de Gurupi. Porque nesta exposição, o esporte e a nossa Capital da Amizade são simbolizados pelo o Abraço! Algo muito importante, porque o esporte une as pessoas, transforma vidas e nossa cidade, acolhedora como é também pode ser muito bem representada por essa figura! Então, em nome da Prefeita Josi Nunes estendo o meu abraço ao artista Viegas e a todo povo gurupiense”, falou Soró.

Muitas pessoas foram apreciar as releituras do quadro ‘O Abraço’ feitas pelo artista Viegas./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Presidente do Gurupi Esporte Clube, Wilson Castilho, também achou louvável a temática que juntou, esporte, arte e a Capital da Amizade. “Quero agradecer de todo o meu coração, o Viegas pela linda mensagem que passou por meio desta exposição. O brasileiro ama futebol, e Gurupi retrata bem isso também. Aqui temos grandes esportistas que hoje, como toda Gurupi também sentem este abraço. Só tenho a parabenizar todos os envolvidos neste belo evento”, comentou Castilho.

Wilson Castilho agradeceu as homenagens à Gurupi e ao esporte!/ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Várias autoridades prestigiaram o evento./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Também participaram de mais este evento, dentro das homenagens ao aniversário de Gurupi: Jeann Bruno, vice- reitor da UnirG; o Secretário Municipal de Educação Davi Abrantes; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Eremilson Leite; o Diretor Municipal de Esportes, Paulo Magalhães; o Coordenador pedagógico de oficinas culturais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Audimar Dionísio; o presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transportes, Colemar Câmara; o Diretor geral grupo Jaime Câmara Tocantins, Paulo Ricardo Caragelasco; a Diretora Comercial de Gurupi do Grupo Jaime Câmara, Marilene Carvalho; e o Jornalista e presidente da Academia Gurupiense de Letras, Paulo Albuquerque.