Saúde|

Por Nicieia Menegon – Ascom Semus

Quem foi fazer caminhada ou exercitar no Parque Mutuca ontem, 08, contou com uma atividade a mais para cuidar da saúde. Isso porque em alusão à campanha Novembro Azul, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma blitz educativa com objetivo de alertar, sensibilizar e mobilizar a população masculina para os cuidados com a saúde e, principalmente, em relação ao câncer de próstata.

A Blitz Novembro Azul integra a programação que celebra os 64 anos de Gurupi e contou com a parceria dos acadêmicos da saúde da UnirG, Uniplan e da equipe do Projeto Vida Saudável. Foram feitos testes de aferição de pressão arterial, glicemia, testes neuro motor como de preensão manual, de flexibilidade, membros superiores e flexão abdominal, além da abordagem com orientações e educação em saúde em quem passou pela pista de caminhada.

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

“Celebrar o aniversário de Gurupi é, também, falar de qualidade de vida e saúde. Preparamos algumas atividades voltadas para a educação em saúde da comunidade e contamos com a parceria das universidades e do Projeto Vida Saudável que enriquece nossas ações”, frisou secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes.

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

O aposentado Gilson Oliveira Pereira, 65 anos, que estava num comércio próximo ao Parque Mutuca, aproveitou para verificar a pressão e conferir o índice glicêmico. “Estava saindo do mercado e vim ver que movimento animado era esse enquanto dá o horário de buscar meu neto na escola. Já vou sair mais tranquilo com a pressão e a glicemia em dia”, falou.

O baixo interesse da população masculina em fazer exercícios regulares é um aspecto identificado por uma das coordenadoras do Projeto Vida Saudável e preceptora do curso de Educação Física da UnirG, Maisa Bruna de Moraes. Segundo ela, o Projeto Vida Saudável desenvolve o treinamento funcional em mais de seis locais em Gurupi e a adesão de participação do homem é baixíssima. “Infelizmente a adesão de homens é irrisória. Por exemplo, em uma turma de treinamento funcional com 15 pessoas, apenas um homem participa”, destacou.

“Os homens precisam compreender que não é só exercício físico, é a saúde dele de hoje e daqui a cinco, dez anos. Como estará a saúde dele a longo prazo?”, enfatiza Maísa, reforçando que o Projeto Vida Saudável é aberto à comunidade e gratuito, tanto para homens como para mulheres.

Café da manhã

Ainda como parte da celebração do aniversário de 64 anos de Gurupi, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta quarta-feira, 09, um café da manhã para os servidores da pasta. A ideia foi fazer a abertura oficial das atividades do Novembro Azul e sensibilizar o público interno para os cuidados com a saúde, também.

Autoridades durante abertura oficial do Novembro Azul. Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

As atividades alusivas à saúde masculina continuarão durante todo este mês de novembro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com palestras e abordagens educativas.