Tecnologia e Inovação|

Karla Paz – Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia, apresentou o modelo do Programa Inova durante o Workshop Cidade Empreendedora realizado pela Prefeitura de Paraíso do Tocantins e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Tocantins. O evento aconteceu na última terça-feira,22, em Paraíso.

A coordenadora do Programa Inova Gurupi, Adriana Terra e as autoridades de Paraíso do Tocantins./ Foto Divulgação

A coordenadora do Programa Inova Gurupi, Adriana Terra, foi quem apresentou as informações para o público que compareceu ao evento, entre eles o prefeito de Paraíso, Celso Moraes. Com o título de ‘Inova Paraíso’, o objetivo foi implementar a metodologia do ecossistema local de inovação, por meio do exemplo do que hoje é desenvolvido em Gurupi, que já é considerado consolidado.

“Foi mostrado para os participantes como foi chegado a esse nível de maturidade, porque nós trabalhamos ao longo de 08 anos estratégias de desenvolvimento regional que vão desde o ambiente regulatório à formação de pessoas, a estruturação de ambientes de inovação e criação de novos negócios. Negócios intensivos e inovação, este foi o nosso papel lá. Nós ainda tivemos a oportunidade de ouvir o prefeito de Paraíso que é muito jovem, mas tem muita maturidade sobre o movimento de desenvolvimento local e da perspectiva de compreender o papel da inovação”, explicou Adriana Terra.

Foto Divulgação

A equipe do Sebrae, que conduziu o evento, é a mesma que atualmente trabalha junto à prefeitura de Gurupi nas ações do Inova no município. Autoridades e atores envolvidos participaram do workshop para realizar articulações que vão gerar um mapeamento do ecossistema da cidade de Paraíso do Tocantins que precisa ser ativado. Entre as instituições presentes estavam a UnirG, a equipe do IEF de Paraíso, da Unitins e da Universidade Municipal de Paraíso, além de empresários locais.

“A gente percebe que a cidade está ‘startando’ o Inova Paraíso com uma ambiência de parceiros importantes como a equipe da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio, a SICs e também a Fapt. Termos ido lá representando a prefeita Josi Nunes foi uma honra para nós, porque lá nós tivemos a oportunidade de falar o que a liderança municipal tem feito em Gurupi, para que a cidade esteja alcançando melhores indicadores para geração de uma melhor qualidade de vida para população”, ressaltou Adriana.

Programa Inova Gurupi

O Programa Inova Gurupi foi criado há oito anos e integra membros da academia, os governos estaduais e municipais e o setor produtivo. Ele é uma política pública que tem um ambiente regulatório aprovado pela Câmara Municipal da cidade que objetiva formar pessoas, para que elas possam inovar, empreender inovações e irem para os ambientes de inovação que estão sendo construídos.

Nos ambientes são criadas ideias inovadoras para solucionar os problemas que existem no nosso território. Implementado ideias e estratégias de inteligência reais que possam mudar a situação de conflito. Problemas estes que podem ser de origens diversas, tanto na área privada, quanto na pública. Chegando assim, no principal objetivo do programa, trazer soluções que melhorem a qualidade de vida da população.