Assistência Social|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi iniciou nesta quinta-feira, 1º, as ações da campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a Mulher”, com a exposição “Silenciadas”, realizada na Feira do Produtor, no Centro da cidade. Os cartazes com fotos de vítimas chamaram a atenção de quem passou pelo local, que recebeu ainda caixas de sapato pretas e calçados vermelhos, simbolizando a violência sofrida por várias mulheres.

“A campanha visa a conscientização das pessoas em relação à violência contra a mulher e doméstica, principalmente. O objetivo é conscientizar as pessoas para que elas entendam que existe essa violência e que é possível libertar as vítimas desta situação”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Luana Nunes.

Foto: Ricardo Pellizzari/Secom Gurupi

Dona Maria de Fátima Gomes Dias, estava na Feira e parou para ver mais de perto a exposição “Silenciadas”. “Acho muito importante essa divulgação, e além disso, tem a questão do apoio que as mulheres precisam para não cair na mesma situação. Eu gostei muito da ideia e é importante a comunidade saber que existe essa rede de apoio”, falou.

Foto: Ricardo Pellizzari/Secom Gurupi

Além da exposição, também foi montado o túnel “Voz da Violência”, onde as pessoas que passaram podiam ouvir áudios de gravações do Disque Denúncias, relatando situações reais vividas por mulheres vítimas de violência.

Esse mesmo túnel será montado no Centro de Ensino Médio de Gurupi na próxima terça-feira, 06. E as ações da campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a Mulher” continuam na quarta-feira, 07, com uma blitz educativa que será realizada na Av. Goiás esquina com a Rua 05.

Rede de Apoio

A secretária de Assistência Social e Cidadania, também explicou que a Prefeitura oferece uma rede de atendimento às mulheres vítimas de violência. “A gente [Secretaria de Assistência Social e Cidadania] diagnostica, detecta onde estão essas mulheres e essas pessoas em estado de vulnerabilidade. No caso da mulher, a gente reintegra, oferecendo os cursos profissionalizantes, justamente para capacitar essas mulheres e fazer o acolhimento. Então, quando nós detectamos, a psicóloga faz o acompanhamento inicial e de lá a gente encaminha para a rede de saúde para que ela consiga seguir, para que ela possa sair deste ciclo de violência”, frisou Luana Nunes.

Onde denunciar?

As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas em delegacias e órgãos especializados. O Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial.

Além disso, em Gurupi tem outros canais de denúncias disponíveis para a comunidade.

Central de Atendimento à Mulher: 180.

Polícia Militar: 190.

Patrulha Maria da Penha: 3314-1067.

Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher e Vulneráveis: 197 ou 3312-7270.

Vara Especializada no Combate à Violência contra a Mulher: 3311-2912.