Saúde|

Por Karla Paz – Ascom SEMUS

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), chama atenção do público que ainda não tomou a segunda dose de reforço de imunização contra Covid-19 que procure as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A convocação acontece devido à proximidade da época festiva de carnaval e também do período de volta às aulas, atividades onde acontecem aglomerações de pessoas.  Segundo a Coordenação de Imunização da SEMUS, as doses de reforço são extremamente importantes para completar o ciclo de imunidade contra a doença.

Arquivo Secom Gurupi

“A vacinação contra Covid-19 é importante para que a gente consiga manter o controle sobre o vírus que está aí ainda em circulação. Nós já passamos pelo período crítico, mas precisamos reforçar para que a doença não retorne como pandemia novamente. O objetivo da vacina é sempre evitar não só a doença, como também os agravos que ela traz”, explicou Lilamara Oliveira, Coordenadora de Imunização da SEMUS.

Arquivo Secom Gurupi

Além disso, o Secretário Municipal de Saúde, Sinvaldo Moraes chama a atenção para que as outras medidas de prevenção não deixem de ser tomadas.

“As precauções para que nós continuemos se cuidando contra a Covid-19, ainda permanece. São sempre as mesmas orientações: lavar as mãos com frequência, utilizar álcool em gel e utilizar as máscaras sempre que necessário, principalmente quando estiver com algum sintoma gripal. É sempre bom se prevenir, já que ela ainda não foi totalmente controlada, justamente por conta destas pessoas que ainda não completaram seus ciclos vacinais”, frisou o secretário.

Imunização crianças:

Arquivo Secom Gurupi

As crianças com idades entre 5 e 11 anos que ainda não foram imunizadas contra Covid-19, ou que precisam tomar a dose de reforço também podem ser vacinadas. Para isso, os pais devem buscar as unidades básicas de saúde citadas na relação abaixo. Lembrando que entre este público infantil, os imunocomprometidos, terão prioridade seguindo recomendações do Ministério da Saúde.

Já os pais que quiserem imunizar os filhos com idades entre seis meses a 02 anos 11 meses e 29 dias, devem procurar a Unidade Básica de Saúde do setor Sol Nascente. Mas antes é preciso agendar a vacinação via WhatsApp, pelo número (63) 3315-0095.

“Nós apelamos a esses pais que têm filhos nestas faixas etárias! Vamos vacinar! Vacina é vida, vacina é um símbolo de amor, ela é proteção e essas crianças precisam estar protegidas contra Covid-19 também”, disse a prefeita Josi Nunes que tem reforçado o pedido de imunização para população de Gurupi.

Confira as SETE UBSs com vacinação contra a Covid-19:*

*UBS Parque das Acácias*

*UBS Jardim do Buritis*

*UBS Pedroso*

Vacinas de rotina, Antirrábica, Covid-19 adulto e infantil

*UBS Sol Nascente*

*UBS João Manoel*

*UBS Vila Nova*

*UBS Nova Fronteira*

Horário: 07h às 12h

*A 4ª dose, ou segunda dose de reforço, está liberada para quem tem 40 anos ou mais, além dos profissionais da área da educação e da saúde.

*Pfizer Baby*

Crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, com comorbidades