Assistência Social, Geral|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou uma capacitação visando a implantação do SIPIA – Sistema Nacional de Acompanhamento de Medidas Socioeducativas, versão Web Nacional. A qualificação, voltada aos membros do Conselho Tutelar de Gurupi começou na última terça-feira, 10, e segue até hoje.

Foto Ricardo Pellizzari – Secom Gurupi

A proposta é a criação de um sistema de informação em rede, direcionada aos Conselheiros Tutelares, para o registro e tratamento de dados referentes a adolescentes em conflito em cumprimento de medidas socioeducativas.

Foto Ricardo Pellizzari – Secom Gurupi

O SIPIA foi disponibilizado por meio da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça a pedido da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Gurupi. Participaram os conselheiros da cidade e também dos municípios de Lagoa da Confusão e Dueré. Os profissionais do CREAS gurupiense também participaram.

Foto Ricardo Pellizzari – Secom Gurupi

“Apesar do curso ter sido realizado aqui em nossa cidade, cuidamos para que ele também fosse oferecido para os outros municípios da região, proporcionando a todos esse momento de aprendizado e capacitação nesta profissão que é tão relevante para sociedade. O SIPIA é de extrema relevância, visto que tem o potencial de provocar uma aplicação estrutural para reduzir os altos índices de violência contra crianças e adolescentes em nossa região, colaborando e fazendo parte ainda do banco de dados de todo país”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania de Gurupi, Luana Nunes.

“Este sistema vai facilitar o acesso aos dados que a gente for coletar de agora pra frente, qualquer registro a gente, imediatamente, vai poder mostrar para quem precisar. Isso vai trazer benefícios para a dinâmica e evolução do nosso trabalho. Será muito mais fácil dar outra cara para o trabalho do Conselho. Aqui em Gurupi, hoje somos cinco e todos participaram”, disse José Gonçalves Guimarães, presidente do Conselho Tutelar da cidade.

“O SIPIA é um sistema pronto, basta o conselheiro solicitar acesso para participar da formação e já pode utilizar em sua cidade. Ao todo 70 municípios do estado já participaram da capacitação e já estão aptos a utilizar. Agora a região Sul, por meio da ajuda da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Gurupi também se inclui neste benefício”, frisou Marcos Bejamim de Queiroz, responsável pelo SIPIA no Tocantins.