Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

Foto Divulgação

Começou a primeira etapa de implantação do Sistema de Informatização E-SUS na Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Gurupi. A ação acontece via parceria entre Prefeitura de Gurupi e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS/TO). O objetivo é trazer mais agilidade e organização referente a dados e informações sobre pacientes atendidos pela Atenção Básica Primária.

Foto Divulgação

O ‘E-SUS’ é um sistema do Ministério da Saúde (MS) da Atenção Primária, onde os profissionais de nível médio, superior que vão trabalhar dentro da Atenção Primária da Unidade Básica de Saúde (UBS) realizam um prontuário eletrônico do cidadão. O sistema vai armazenar toda parte de acesso e de atendimentos já realizados pelo paciente que visa facilitar a vida do profissional da saúde, na construção de agenda, nas visitas dos agentes comunitários de saúde e no cadastramento da população da cidade. O sistema armazena toda vida do paciente no que diz respeito a informações em saúde.

Foto Divulgação

“É muito importante a implantação deste sistema do Ministério da Saúde para nós como gestão. Porque todas as informações destes prontuários eletrônicos sobem para o banco de dados do MS e isso proporciona o financiamento da Atenção Primária. Então, para o MS financiar os custos, despesas da Atenção Primária do Município, ele depende da utilização desse sistema, do alcance da meta dos indicadores do Previne Brasil. Estamos no processo de implantação, mas em breve veremos tudo funcionando e nos ajudando a beneficiar nossa população”, explicou a prefeita Josi Nunes.

Neste primeiro momento, o sistema está sendo instalado e implantado nos computadores da saúde municipal. Mas depois de todos terem acesso, haverá também uma capacitação para todos médicos, enfermeiros e demais servidores que necessitarem utilizar o E-SUS.

Foto Divulgação

“Esta parceria com o COSEMS, para instalação e implantação do E-SUS no nosso município foi mais uma vez muito bem-vinda. A qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. Nós já temos tudo adequado no que diz respeito a informatização no serviço de saúde, com a disponibilidade de computadores para os profissionais que trabalham na assistência à saúde e recepção da unidade. Agora estamos trabalhando para logo vermos tudo em funcionamento”, frisou o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes.

“É um sistema de fácil acesso para os servidores operarem. Ele é auto ilustrativo, então creio que não haverá nenhuma dificuldade para que eles estejam operacionalizando. Estaremos depois, retornando em uma data oportuna para realizar uma capacitação para os servidores”, disse Mikael A. Peixoto, coordenador da Governança da Informação do COSEMS/TO.