Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

O Dia D de Vacinação Contra Influenza e Atualização do Cartão Vacinal realizado neste sábado, 29, pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) teve a programação de abertura realizada na UBS Rosendo e contou com a presença da Prefeita Josi Nunes. Na ocasião, ela aproveitou para anunciar o incremento de mais pontos de vacinação para o imunizante Bivalente Contra Covid-19.

Foto Gabriel Chagas – Secom Gurupi

“Eu vim aqui hoje, dar um ‘oi’ para comunidade e chamar todo mundo para que compareçam aos pontos de vacinação e garantam a imunização porque ela é muito importante para nossa saúde! Eu aproveitei para me imunizar também! Acompanhei a programação e fiz um anúncio muito bom: temos mais quatro pontos de vacinação do imunizante bivalente agora no município, isso porque além das sete UBSs que já vacinavam, agora foi acrescentado também o trabalho nas UBSs Rosendo, Sevilha, São José e Casego. Isso é para melhor atender nossa comunidade”, disse a prefeita Josi Nunes durante o evento.

Foto Gabriel Chagas – Secom Gurupi

Além disso, o Dia D também promoveu a Atualização do Cartão Vacinal de Crianças e Adultos e   Acompanhamento do Bolsa Família; Busca Ativa – Hipertensão e Diabetes. Para atrair o público houve programações diversificadas nas 15 UBSs da cidade com decoração divertida e entrega de balinhas e pirulitos para as crianças que foram vacinar, café da manhã e até Teatro.

Foto Gabriel Chagas – Secom Gurupi

Dona Divanir que   procurou a UBS Rosendo para se imunizar contra Influenza, acabou vacinando também a Bivalente contra a Coid-19. Para ela, a ação facilitou a imunização de muitas pessoas.

“Esta ação foi ótima tanto para nós adultos, quanto para as crianças! É a preservação da vida né? Nosso bem mais importante é a vida, a saúde! Agora meu cartão de vacina está todo certo! Tá tudo atualizado”, comemorou a mulher depois de ter sido imunizada.

Foto Gabriel Chagas – Secom Gurupi

“Os postos de saúde estão abertos para fazer todas as vacinações! Elas foram ornamentadas, cada uma com uma temática e a Vila Íris realizou um belíssimo teatro hoje pela manhã, aqui no Rosendo, balinha, pipoca, pirulito para as crianças! Então, nosso objetivo hoje foi atrair a população! Isso porque, nossa meta ainda está baixa. Precisamos alcançar pelo menos 75% de pessoas vacinadas em relação a todas as vacinas que estão no cartão de vacinação. Quero reforçar ainda que a vacina Bivalente contra Covid-19 já está disponível para o público com mais de 18 anos. Então fica o convite: vamos vacinar”, frisou o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes.

“Nós ainda estamos contabilizando os dados, porque eles são checados de UBS por UBS. Mas é preciso frisar que a procura foi boa, mas precisa ser ainda maior e que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) seguiram prestando o serviço durante a semana” explicou Nara Noleto, coordenadora de imunização da SEMUS.

**PONTOS DE VACINAÇÃO COVID**

*SOL NASCENTE: 7H ÀS 11H E 13H ÀS 17H