Tecnologia e Inovação|

Por: Heliana Oliveira

Com o objetivo de incentivar a criação de soluções inovadoras em diversas áreas será realizada a 11ª edição Ideathon InovaGurupi, que é uma maratona de idéias voltadas para alunos do ensino médio, técnico e universitários.

O Ideathon é um evento que reúne mentes criativas e inovadoras para discutir e propor soluções para desafios sociais importantes e nesta edição vem com a proposta de criar soluções para problemáticas nas áreas de Saúde, Educação, E-gov e Cidade Inteligente.

O evento começa nesta sexta-feira, 05, e segue até domingo, 07, com palestras e workshops, no campus da Universidade de Gurupi – UnirG.

O Ideathon faz parte do Plano Plurianual (PPA) de Gurupi, como ação do Plano de Inovação através da metodologia Ideathon/do Programa InovaGurupi, desenvolvido no município pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.

A prefeita Josi Nunes destaca que o Ideathon é uma oportunidade para jovens se descobrirem como empreendedores e incentivá-los a buscar soluções inovadoras para diversas áreas de desenvolvimento.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Talita Pereira, destaca que o evento é uma imersão de quase três dias em que os participantes pensam “fora da caixinha”.

“Nesse ano resolvemos trazer problemas de nossa cidade que são observados e sentidos pela nossa comunidade e prefeitura para que nossas cabeças pensantes possam solucionar com ideias inovadoras e criativas”, explana.

A professora Adriana Terra, coordenadora do Programa InovaGurupi, explica que o Ideathon é uma jornada de 36 horas para que as pessoas desenvolvam prototipagem de uma solução que pode ser um produto, um serviço, ou um processo inovador.

“O Ideathon é muito importante porque é uma metodologia que forma o pensamento, o comportamento do empreendedor, então quando a pessoa passa por uma jornada de 36 horas, nas diferentes etapas que compõem o desafio consegue desenvolver uma percepção sobre os problemas do seu local”, enfatiza completando que qualquer pessoa a partir de 14 anos pode participar do desafio.

Segundo a organização, o evento será dividido em cinco etapas: Imersão, Análise e Síntese, Ideação, Prototipação e Pitch.