Assistência Social|

Compartilhe:

 

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, e o Conselho Municipal de Assistência Social, promovem nesta quinta-feira, 15, a partir das 08h, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Gurupi. A programação ocorrerá no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha e será aberta para a participação da comunidade.

Com o tema: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”, a Conferência será dividida em 05 eixos temáticos que contribuirão na definição de diretrizes de políticas públicas em defesa da assistência social e na garantia dos direitos dos cidadãos gurupienses. Os interessados em participar da programação ainda podem se inscrever no site da Prefeitura de Gurupi (clique aqui), até esta quarta-feira, 14.

A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Luana Nunes, destacou que a Conferência será um espaço de compartilhamento de conhecimentos e experiências. “Será um momento de participação ativa da comunidade; além de ser uma oportunidade de estudo, avaliação e de sugestões de propostas voltadas à assistência social da nossa cidade. Por isso, é muito importante que a população participe e colabore”, disse.

A 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Gurupi também visa propor diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos três níveis de gestão: municipal, estadual e federal. Os eixos temáticos discutidos durante o evento são:

• Eixo 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país;

• Eixo 2 – Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;

• Eixo 3 – Articulação entre segmentos: Como potencializar a Participação Social no SUAS?

• Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS;

• Eixo 5 – Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Comments are closed.

Close Search Window