Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

O Dia Nacional de Combate ao Diabetes é comemorado no dia 26 de junho e em alusão a data, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) realizou uma série de ações nas 15 Unidades Básicas de Saúde da cidade (UBSs).

Teste de Glicemia Capilar realizado na UBS São José./ Fotos: Divulgação

“Eu achei as ações de hoje ótimas! Sou diabética e faço acompanhamento na UBS João Manoel. É muito importante para nós este monitoramento constante, porque assim, qualquer alteração a gente já previne logo e se cuida da maneira correta. A prefeitura está de parabéns por essas ações”, disse a aposentada Fátima Pereira.

Roda de conversa sobre diabetes realizada com pacientes./ Fotos: Divulgação

O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões. Esses dados estão no Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF).

Café da manhã realizado para os pacientes./ Fotos: Divulgação

Já em Gurupi, a Secretaria Municipal de Saúde monitora atualmente 3.234 pacientes insulino dependentes que são atendidos nas UBSs, das regiões onde vivem. Mas a estimativa total de diabéticos atendidos pela rede pública de saúde municipal é maior, pois ainda são acompanhados aqueles que tomam remédio e que conseguem fazer o controle sem medicação.

Fotos: Divulgação

“O objetivo da secretaria hoje é trabalhar com prevenção. Por isso, organizamos todas estas ações! Estamos fazendo a busca ativa, mas principalmente alertando sobre os perigos da doença. É importante que o paciente faça uma prevenção para não chegar ao diagnóstico de diabético. Isso é possível por meio de medidas fáceis aplicadas no dia-a-dia e é isso que nossos profissionais da Atenção Básica têm orientado a população”, explicou Sinvaldo Moraes, secretário municipal de saúde.

Fotos: Divulgação

“Para área da saúde de Gurupi, estamos fazendo inúmeros investimentos relacionados à prevenção! Isso é importante, porque se tratarmos as comunidades antes da doença aparecer, nossa rede pública de saúde fica menos sobrecarregada. Isso além de garantir qualidade de vida e saúde para nossa população”, ressaltou a prefeita Josi Nunes.

Fotos: Divulgação

“Hoje, dia Nacional de Combate ao Diabetes, nosso principal objetivo da campanha é levar informação sobre como prevenir e procurar a unidade de saúde, para um atendimento mais precoce possível. As UBSs estão promovendo palestras, rodas de conversa com orientações e busca ativa desses pacientes. E nossas unidades estão de parabéns pelas ações, com destaque para São José, uma das que tem o maior número de pacientes no nosso município”, destacou Jaciara Martins, coordenadora de doenças e agravos não transmissíveis (DANT).

Prevenção e tratamento

O tratamento inclui medicações de uso oral e opções injetáveis, como a insulina. Há vários tipos de insulina no mercado, algumas de ação rápida, outras de ação lenta, e a combinação delas são necessárias em alguns casos. Associado ao uso das medicações, é preciso fazer uma dieta com carboidratos complexos (farinha integral e sem açúcar), perder peso quando for o caso e realizar atividades físicas, tanto aeróbicas quanto anaeróbicas.