Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

Por meio das Portarias 114 e 115/2023 de 30 de maio de 2023, a Prefeitura de Gurupi normatizou no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a adesão do município aos serviços de prescrição e dispensação de medicamentos por farmacêuticos e enfermeiros.

A partir de agora, estes profissionais, conforme já preconizado pelo Ministério de Saúde (MS), têm regulamentadas atribuições clínicas – incluindo o atendimento ao paciente no ambiente da Atenção Básica –, e prescrição de medicamentos ampliando e desburocratizando a atuação deles.

Foto Arquivo Secom Gurupi

“Para nosso sistema municipal de saúde, uma atuação do farmacêutico além da farmácia hospitalar pode representar maior racionalidade quanto ao uso de medicamentos. Ao passo que reduz custos e torna a gestão dos recursos mais eficiente. No caso dos enfermeiros, a medida também trará mais agilidade aos atendimentos. Apesar de liberado pelo MS, poucos municípios já fizeram a adesão, assim Gurupi mais uma vez sai à frente no que diz respeito às ações de melhorias disponibilizadas pelo SUS”, explicou o secretário municipal de saúde de Gurupi, Sinvaldo Moraes.

Foto Arquivo Secom Gurupi

“Para nós, Profissionais Farmacêuticos e servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Gurupi, a publicação dessa portaria representa um marco na história da saúde municipal, visto que os profissionais Farmacêuticos inseridos na Rede SUS poderão atuar de forma clínica na prescrição de medicamentos e ampliar a participação na equipe multiprofissional dentro das unidades de saúde”, disse Christiane Rodrigues, coordenadora da assistência farmacêutica municipal de Gurupi.

Além da valorização profissional que os Farmacêuticos e Enfermeiros terão, os pacientes da Rede SUS no município serão os maiores beneficiados, visto que terão ampliados os seus cuidados por profissionais qualificados e aptos a prescrever e dispensar medicamentos de forma segura e racional. Isso acontece, por meio de ações de aconselhamento em consultas e alta hospitalar, por exemplo. Portanto, através do atendimento clínico junto ao paciente, há uma série de benefícios para todas as partes envolvidas”, frisou Cejany Rodrigues, diretora de atenção básica e vigilância em saúde do município de Gurupi.