Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

Nesta semana, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma visita técnica ao Centro Especializado em Reabilitação de Gurupi – Monsenhor Geraldo Torres (CER). Participaram da visitação o secretário municipal de saúde – Sinvaldo Moraes; o diretor de assistência à Saúde Marcos Vinicius Cardoso de Farias; a diretora de assistência especializada em reabilitação da Secretaria Estadual de Saúde – Thaís Farias Pereira; o gerente de atenção odontológica da pessoa com deficiência da Secretaria Estadual de Saúde – Suzi Américo nogueira da Silva; a gerente assistencial de unidades de reabilitação do Hospital de Amor (HA) – Ana Lúcia Leite; o gerente de oficinas ortopédicas das unidades de reabilitação do HA – Fábio Maia Barbaroto; e o diretor geral das unidades de reabilitação do HA – Daniel Grossi Marconi.

Foto Divulgação

O objetivo da visita foi fazer uma avaliação das melhorias que já foram realizadas no prédio, com a manutenção já realizada pela gestão da prefeita Josi Nunes. O local já passou pela fase de manutenção da infraestrutura física, hidráulica, elétrica e pintura. Um investimento feito via recursos próprios, um montante em torno de R$ 400 mil para revitalizar o prédio.

“Na próxima visita já estaremos acompanhados da prefeita Josi Nunes, para que haja finalização e assinatura da tratativa do convênio, para que em breve comecemos a colocar tudo em funcionamento, e assim realizar os atendimentos aos pacientes. O recurso para toda esta estrutura foi conseguido pela própria prefeita Josi Nunes, quando era Deputada Federal, junto ao então Ministro da Saúde da época, Marcelo Castro, que hoje é senador. O CER já havia sido inaugurado anteriormente, mas não tinha condições físicas necessárias para funcionar. Agora, revitalizado prestará serviços de reabilitação física, auditiva, visual e intelectual”, explicou o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes.

“Para que tudo isso aconteça, ainda investiremos um montante em torno de 1 milhão de reais na compra de equipamentos. Todos os nossos técnicos, engenheiros, secretário da saúde e todo pessoal da manutenção realizaram uma força-tarefa, para que o prédio e os serviços que ele oferecerá sejam realizados ainda este ano. Isso é muito importante, para toda nossa comunidade e também para toda região do entorno da Ilha do Bananal, no sul do estado, são 18 municípios que acabam sendo beneficiados também. Então, estamos empenhados em tornar estes atendimentos possíveis, no tempo mais breve que conseguirmos”, destacou a prefeita Josi Nunes.

CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO DE GURUPI:

O CER conta com uma infraestrutura que é composta por 31 espaços entre: refeitório, salas de reuniões, pátio com jardim, recepção, 18 vagas de estacionamento, todos banheiros com acessibilidade e alguns específicos para o público infantil, copa para os pacientes, fraldário adulto, sala de estimulação precoce, sala de Atividades e Vida Prática (AVP), consultórios de ortopedia, consultórios de enfermagem, ginásio com piscina para hidroterapia, 4 boxes para terapia e sala para atividades lúdicas para trabalhar com as crianças que necessitem de atendimento especializado.