Infraestrutura|

Por: Josy Donato

As obras da rede de drenagem do bairro Cajueiro, realizadas pela Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria de Infraestrutura, seguem a todo vapor. Os serviços começaram há pouco mais de uma semana e estão evoluindo conforme o planejado. No trecho da Avenida Pará com a rua 14 foram instalados 125 metros de manilhas e as ruas já estão liberadas.

Nesta terça-feira, 18, a equipe iniciou os trabalhos em um trecho da rua Zulmira Lustosa Cabral que já avançaram cerca de 40 metros. A Prefeita de Gurupi Josi Nunes explica que o objetivo é mitigar os alagamentos e melhorar a mobilidade urbana.

“A implantação desse sistema de drenagem é um compromisso e uma prioridade da nossa gestão, sabemos que o alagamento nessa região nos períodos chuvosos é uma reclamação antiga dos moradores, por conta dos transtornos que causa, e depois de pronta serão diversos benefícios para a nossa população não somente com a relação a mobilidade, mas também na promoção da saúde pública”, evidenciou Josi Nunes.

A professora Maria Nazaré Dias Maranhão, moradora da rua Zulmira Lustosa, comemora a chegada da rede de drenagem. “Estávamos aguardando essa obra desde 2019 que foi quando piorou a problemática dos alagamentos aqui, quando alguns lotes foram aterrados e a água passou a acumular no quintal e entrar em casa quando tem chuvas fortes, então com essa obra vai resolver todo o problema sem falar que vai melhorar o asfalto da rua também, que estava cheio de remendos e baixas acumulando água”.

Segundo o engenheiro Gustavo Garcia deve ser implantado mais de 1.100 metros de rede de drenagem. “O serviço é feito por etapas, essa primeira parte estamos fazendo o assentamento dos tubos, em seguida vem a construção dos postos de visitas (PV) das bocas de lobo (BL) e pra finalizar a recomposição do pavimento asfáltico”, explicou.

Na região do Cajueiro, as intervenções serão feitas em 7 trechos, conforme previsto no projeto. Outros pontos críticos da cidade que receberão o sistema de drenagem estão localizados no Bairro São Paulo e na Avenida Beira Rio.

Os serviços fazem parte de um pacote de obras que totaliza investimentos no valor de R$ 24 milhões, recursos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales dos Rios São Francisco e Parnaíba (Codevasf), que abrange a construção da Via da Integração Governador Siqueira Campos.