Destaque, Saúde|

Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Fotos: Arquivo Secom

Gurupi foi novamente contemplada pelo Ministério da Saúde com o Programa Saúde na Hora. Esse programa busca ampliar o acesso da população aos serviços de Atenção Primária à Saúde, por meio do funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em horário estendido.

Em Gurupi, mais 12 Unidades Básicas de Saúde foram contempladas e passarão a atender das 07 às 19h, sem intervalo. As unidades que contarão com a nova rotina são as dos setores, Waldir Lins, Vila São José, Parque das Acácias, Jardim Sevilha, Bela Vista, Vila Iris, Sol Nascente, João Manoel dos Santos (Rua 6) Nova Fronteira – Avenida C (Ney Luz e Silva), Jardim dos Buritis (Clara Mota e Silva), Rosendo Barbosa De Araújo (Centro – Rua 15), Campo Belo (Francisco Nogueira Lima).

Além destas UBS’s, Gurupi já faz parte do Programa com as unidades dos setores Pedroso e Vila Nova.

Estas unidades ofertam consultas médicas, vacinação, atendimentos domiciliares, atendimentos odontológicos e todos estes serviços vão estar disponíveis em horário estendido, conforme organização da equipe multidisciplinar.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, destaca que esse era um anseio da gestão e buscou junto ao Ministério da Saúde a contemplação do Município com a ampliação do Programa, para atender as pessoas que trabalham ou estudam e não podem buscar atendimento durante o horário comercial.  “Muitas vezes as pessoas deixam de fazer uma consulta preventiva por falta de tempo, devido ao trabalho, aos estudos, à correria do dia-a-dia, e com esse horário estendido, e sem intervalo no almoço, facilita o acesso, assim vamos promover saúde e bem-estar à nossa população, com um atendimento cada vez mais humanizado e adequado às necessidades das pessoas”, expôs.

O Município espera iniciar o programa em no máximo 60 dias.

O programa Saúde na Hora prevê:

Ofertar ações de saúde em horários mais flexíveis para a população, como horários noturno e do almoço;

Ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família, da Atenção Primária à Saúde e do cuidado em Saúde Bucal nos municípios e Distrito Federal;

Fortalecer a gestão municipal na organização da Atenção Primária;

Reduzir custos em outros níveis de atenção;

Diminuir filas em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares.