Destaque, Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

Fotos – Gabriel Chagas – Secom Gurupi

A prefeita Josi Nunes, junto à secretária de saúde Luana Nunes e o diretor da Casa de Prisão Provisória de Gurupi (CPP) Marcelo Maciel, realizaram uma visita técnica ao consultório da Unidade de Saúde Prisional do lugar. A comitiva visitou todos anexos da CPP, mas o objetivo principal foi verificar as melhorias que foram realizadas no consultório médico e odontológico que foi todo restaurado, uma ação realizada por meio da parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura de Gurupi.

Fotos – Gabriel Chagas – Secom Gurupi

Os atendimentos realizados no local são feitos pelos profissionais da equipe de Atenção Primária do município, da Unidade de Saúde da Família (USF) Casego. A equipe conta com: médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, dentista, técnico em saúde bucal e agente comunitário de saúde.

Fotos – Gabriel Chagas – Secom Gurupi

“Aqui na CPP, nós temos parcerias com a secretaria da saúde e da educação. O objetivo é humanizar, é colaborar. Nós temos que estar colaborando município com Governo do Estado, governo com município, porque o nosso objetivo é o atendimento da comunidade onde ela estiver. Aqui nós temos os internos que precisam de dignidade, de assistência educacional e de saúde para esta população também ”, disse a prefeita Josi Nunes.

Fotos – Gabriel Chagas – Secom Gurupi

“Aqui nós estamos com a saúde trazendo desde o atendimento odontológico e também médico. Além disso, nós temos a parceria com a UnirG que vem trazendo acompanhamento psicológico e também com os acadêmicos de odontologia. Este atendimento aqui traz mais agilidade e segurança, tanto para os nossos detentos, quanto para nossa população. Então, o objetivo da saúde e da prefeita Josi, é justamente trazer esta dignidade para o atendimento e esta segurança para população ”, explicou a Luana Nunes, secretária municipal de saúde de Gurupi.

Fotos – Gabriel Chagas – Secom Gurupi

Os atendimentos da CPP são realizados uma vez por semana e visam atender a população de do lugar que hoje somam 121 reenducandos. Eles também têm como objetivo trazer mais respeito e dignidade a população que necessita de ressocialização.

“Eu poderia elencar aqui vários pontos positivos desta parceria devido a quantidade de internos que serão atendidos, a segurança da própria comunidade como foi falado pela secretaria, porque a parte mais vulnerável que unidade tinha era esta movimentação externa de presos. Então, eu venho agradecer em nome do Governo do Estado e da Secretaria de Cidadania e Justiça esta parceria, tanto com a Secretaria Municipal de Saúde, quanto com a Secretaria Municipal de Educação e parabenizar nossa prefeita, por ser tão sensível. Todas as vezes que nós a procuramos, ela foi sensível e abriu as portas para ouvir a Unidade Penal de Gurupi ”, destacou Marcelo Maciel, diretor da CPP de Gurupi.

“Eu acredito que a ressocialização dos reeducandos parte disso: dar uma educação, este tratamento de saúde porque eles necessitam disso. É o que nós estamos fazendo hoje, graças à prefeita e a esta educação e atendimento de saúde.  Assim, eu tenho certeza que a gente vai fazer o papel realmente que não é só o cárcere, mas sim trabalhar para inseri-los de volta a sociedade ”, frisou Nara Rúbia Metza, analista pedagógica da CPP de Gurupi.

Também participaram da visita a chefe de gabinete da secretaria de saúde Dani Prado, a coordenadora da atenção básica municipal Emiliana Cruz Aguiar, a analista pedagógica da CPP de Gurupi Nara Rúbia Metza e demais assessores da pasta.