Destaque, Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

Na próxima quarta, quinta e sexta-feira de agosto (09,10,11), a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizará mais um ‘Mutirão de Combate à Dengue’ organizado pela coordenação dos agentes de endemias (ACEs). O setor Bela Vista receberá a ação, em que os agentes de combate à endemias percorrerão ruas e avenidas do lugar para desenvolver os serviços de limpeza, divulgação e conscientização dos moradores sobre a importância de manter os quintais limpos. Eles também farão a inspeção dos quintais para realizar a busca por amostras do mosquito aedes aegypti.

Desta vez, além disso, também será feito a atualização do ‘RG das residências’ que é a atualização dos registros sobre o número de moradores e animais de cada casa.

“Seguimos firmes com nossos mutirões por toda cidade. Estamos conseguindo resultados positivos por meio deles! É importante lembrar que no nosso município, a dengue está controlada. No comparativo dos primeiros semestres dos anos de 2022 e 2023, tivemos um resultado inédito em Gurupi, 400% de redução nos casos positivos para dengue. Fruto de todo esforço e da parceria entre a prefeitura e comunidade”, lembrou Luana Nunes, secretária de saúde de Gurupi.

Do início do ano até agora já foram realizados 4 grandes mutirões, nos setores Waldir Lins I e II e também na região do Trevo do Praia e na Vila São José 1 e 2. Esta será a quinta ação que segue, por toda cidade durante o ano.

“Esta atualização é muito importante, porque através dela nós traçamos estratégias para o combate das endemias locais. Assim, nós conseguimos mais efetividade no nosso trabalho. Além disso, sempre fazemos as orientações consideradas básicas sobre saúde, como os problemas causados pelas águas paradas e as doenças transmitidas pelo aedes aegypti”, explicou Danilo Donato, agente de combate à endemias que participará da ação.