Destaque, Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

Entre os dias 18 e 22 de setembro, a carreta do Projeto Roda-Hans realizará atendimentos à comunidade e aos profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) de Gurupi e da região da Ilha do Bananal. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), a rede de laboratórios Novartis e a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Foto Divulgação

“Esta é mais uma parceria que a Prefeitura de Gurupi tem gratidão de fazer. Sabemos que o Tocantins tem municípios endêmicos em relação a Hanseníase e Gurupi é polo de atendimento para toda região da Ilha do Bananal. Nossa Policlínica, hoje oferece tratamento completo para toda esta área e tem tido bons resultados com ele, controlando a doença. Além disso, oferecemos um grupo de apoio psicológico para atender pacientes curados, em tratamento e seus familiares. É um trabalho intenso de cuidado todo especial com este público”, destacou a prefeita Josi Nunes.

Na cidade, a carreta funcionará nos horários das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Policlínica Luiz Santos Filho, entrada pela avenida Rio Grande do Norte. Além disso, os atendimentos serão feitos via agendamento realizado pelas Unidades de Saúde da Família (USFs). O público alvo do serviço são pacientes com manchas suspeitas de Hanseníase e contatos de Hanseníase dos últimos 5 anos.

“É preciso trazer conscientização sobre a hanseníase, porque há muito preconceito em torno da doença. Mas como médica, posso garantir que com apenas 24h de tratamento a doença para de ser transmitida. Então, não há motivo para todo este estigma. Ele é feito por meio de comprimidos que são fornecidos gratuitamente nas nossas unidades de saúde. E este apoio da Carreta Roda-Hans é muito importante, porque ajuda a chamar a atenção e também atrair mais pessoas para realizar os exames e fazer a prevenção”, frisou Luana Nunes, secretária de Saúde de Gurupi.

“A carreta RODA HANS do MS, é uma forma de capacitação itinerante, onde realiza a capacitação dos médicos que atuam na Atenção Básica e ao mesmo tempo realiza novos diagnósticos de Hanseníase para que haja a interrupção da cadeia de transmissão da doença. A transmissão da cadeia epidemiológica só pode ser quebrada quando os contatos são diagnosticados ainda nas fases iniciais da doença, que são as formas INDETERMINADA E TUBERCULOSE, às quais ainda não há transmissão dos bacilos pelas vias aéreas superiores”, explicou a enfermeira Gilvania Cabral Jansen, da Policlínica de Gurupi.

Carreta Roda-Hans

Criado pelo Ministério da Saúde em 2018, o projeto Carreta Roda-Hans assegura atendimento qualificado em diferentes lugares do país, ampliando o diagnóstico precoce da hanseníase, levando inclusive, aos profissionais de saúde mais conhecimento sobre a doença.