Destaque, Geral, Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

A Unidade de Saúde (USF) do bairro Vila São José recebeu nesta quinta-feira, 29, a 9ª Plenária Itinerante Presencial Ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Gurupi. A reunião foi promovida pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e teve o objetivo de aproximar o Conselho da população, dos servidores e dos prestadores de serviço. A intenção também foi melhorar a comunicação e conhecer melhor as necessidades, as experiências exitosas da unidade e as sugestões para trazer benefícios à saúde do município.

Foto Divulgação

“ O Conselho Municipal de Saúde é um órgão deliberativo na formulação e execução da política municipal de saúde, nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção e controle social. A aproximação do conselho com os munícipes é justamente para que a população e os demais agentes do processo de saúde entendam as funções e a importância do CMS”, explicou Francícero Rocha Lopes, presidente do CMS.

Foto Divulgação

Durante a plenária foram deliberadas duas pautas principais: uma sobre a Recomendação do Ministério Público do Estado do Tocantins (MP-TO), voltada à garantia do atendimento prioritário da pessoa com transtorno do espectro autista (TEA), nas unidades de saúde do Município. Assunto no qual, a Secretaria Municipal de Saúde já atendeu providenciando a impressão dos cartazes e avisos sobre o atendimento prioritário e a capacitação para os profissionais de saúde que prestarão serviço a este público, prevista para o mês de outubro. Além disso, a Secretaria de Saúde de Gurupi tem disponibilizado profissionais capacitados para prestar atendimentos realizados aos portadores de TEA, na Associação de pais e amigos dos Excepcionais (APAE)  ;

Foto Divulgação

Outra pauta, também já respondida ao MPT-TO foi sobre o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), onde estão previstas parcerias para credenciamento de restaurantes e casas de apoio em Palmas, para atender a demanda de pacientes. Isso, além de estipular prazo hábil para que o paciente solicite o serviço, para que todos possam ser atendidos conforme lista do TFD.

“Mais uma vez nossa plenária junto ao Conselho Municipal de Saúde foi muito produtiva! Estamos tendo uma taxa de resolução muito alta e pudemos discutir e esclarecer assuntos de interesse da nossa população, já com demandas resolvidas que é o que realmente nos interessa. Tanto a questão dos autistas, quanto a do TFD já estão encaminhadas. Isso, sem falar nas respostas relacionadas a 8ª Plenária, que também apresentamos hoje, como: a reativação do Núcleo de Educação Permanente (NEP), resolução dos exames nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e a ampliação da parceria com a UnirG, todas respostas positivas que entregamos nesta reunião”, destacou Luana Nunes, secretária de Saúde de Gurupi que também compareceu à reunião.

As plenárias do CMS acontecem uma vez ao mês e agora seguirão sendo presenciais.