Desenv. Econômico, Destaque|

Por: Heliana Oliveira

Fotos: Lino Vargas

Buscando fortalecer o desenvolvimento econômico, promover oportunidades de capacitação e geração de renda, a Prefeitura de Gurupi assinou o termo de permissão de uso de um imóvel público à Associação dos Fabricantes de Confecção de Gurupi (ACG), na noite do último sábado, 24. A permissão é para uso de um imóvel localizado à Avenida Sergipe, próximo à Praça da Bíblia.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, reforçou que um dos focos da gestão é a geração de emprego e renda e para isso a administração municipal trabalha para atrair empreendedores, criar negócios e capacitar as pessoas para ocupar as vagas de emprego. “Estamos concedendo essa permissão de uso pela importância da Associação e neste novo espaço serão criadas novas oportunidades por meio dos cursos de corte e costura. Essa permissão é um passo significativo para fortalecer a Associação de Confecção de Gurupi e impulsionar o crescimento econômico do município”, relatou.

A presidente da Associação Fabricantes de Confecção de Gurupi, Arlene Dias, expressou sua gratidão pelo reconhecimento da importância do trabalho realizado pela entidade. Ela afirmou que essa permissão marca o início de um novo capítulo na história da Associação, permitindo a ampliação das atividades. “Queremos agradecer aos parceiros, à prefeita Josi Nunes que entendeu a importância de termos um local. Estamos felizes em podermos colaborar com as famílias, pois pessoas que não tinham renda, agora por meio dos cursos ofertados, estão se profissionalizando e podendo ter uma renda”, destacou.

Durante o evento, a diretora de Indústria e Comércio, Daniela Prudente, reforçou que a gestão municipal tem apoiado ativamente as iniciativas locais voltadas ao desenvolvimento do município.

Certificação

A noite também foi marcada por grande alegria, com a certificação de 52 alunos dos cursos de corte e costura promovidos pela Associação.

A aluna, Sônia Pinheiro, comentou sobre a mudança que o curso promoveu em sua vida. Ela estava desempregada e antes mesmo de finalizar o curso já conseguiu um emprego na área. “Tinha muita vontade de aprender a costurar, e quando soube do curso aproveitei para realizar este sonho e agora já estou trabalhando na área. Estou realizada, já confeccionado peças para mim e tendo uma renda”, disse.

A diretora de Indústria e Comércio, Daniela Prudente, comentou que a gestão municipal se preocupa muito com a qualificação profissional. “Estamos felizes em podermos certificar mais de 50 alunos, sendo que a maioria deles já abriram, por meio da Sala do Empreendedor, a sua microempresa. Conseguimos uma parceria com o Banco da Amazônia, que está concedendo linhas de créditos com taxas reduzidas. Estamos entregando um local para a Associação, disponibilizando as máquinas, por meio de uma emenda do deputado Valdemar Júnior e capacitação. Um projeto completo”, disse.

O curso foi realizado graças à parceria entre Prefeitura de Gurupi, Senai, Igreja Adventista, UnirG, e o deputado estadual Valdemar Junior.

A gerente operacional do Senai, Núbia Almeida, destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e Senai para a promoção de mão-de-obra qualificada. “Hoje o que podemos fazer de mais importante é juntar forças e as parcerias são importantes. Trabalhamos na formação de pessoas para a indústria e para isso precisamos de parceiros como a Prefeitura. Juntos estamos certificando pessoas que estão preparadas para o mercado”, destacou.

Durante a noite foram certificados alunos dos cursos de costura facção industrial- turma de camisetas, corte e costura facção industrial- turma de roupas para recém-nascidos, corte e costura facção industrial- turma de calcinhas e cuecas infantis.