Destaque, Educação, Geral|

Por: Heliana Oliveira

Fotos: Lino Vargas

Em um momento de grande significado patriótico, o retorno da celebração da Independência do Brasil, em Gurupi, foi marcado por emoção e entusiasmo. Depois de três anos sem ser realizado, a retomada do desfile cívico, que aconteceu na noite desta quarta-feira, 06, atraiu uma grande multidão que se uniu para prestigiar o evento. Conforme a Polícia Militar, cerca de 15 mil pessoas assistiram ao desfile.

O evento iniciou com a execução do Hino Nacional, uma mensagem do Padre Diogo Fernandes, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, apresentação de dança com a Cia SDG e iniciou os desfiles.

Os olhos dos espectadores estavam atentos enquanto crianças, jovens e adultos desfilavam pela Avenida Pará, trazendo diversas mensagens como inclusão; solidariedade; empatia; meio ambiente e reciclagem; a importância dos símbolos cívicos; família: afeto, respeito, ética e valores; festas populares de Gurupi, identidade Cultural de Gurupi, entre outros temas que foram trabalhados em sala de aula e levados à Avenida.

A prefeita de Gurupi Josi Nunes comentou sobre a alegria em retomar essa festa cívica com novidades que eram desejadas pela comunidade escolar. Ela ressalta que a Independência da República foi conquistada com muita luta e que não pode deixar de ser comemorada. “A luta continua e com muitas mãos. Eu, como Prefeita, continuo essa missão, trabalhando para que tenhamos uma independência marcada pela justiça social, igualdade e defesa dos direitos de educação e saúde”, ressaltou.

O secretário de Educação, Davi Abrantes, disse que o sentimento é de alegria e gratidão pela retomada do desfile e ressaltou a maneira satisfatória como as escolas abraçaram este retorno, como cada profissional se dedicou para apresentar um trabalho bonito à população. O Secretário ressaltou que o processo de criação das escolas foi fantástico, baseado na história da cidade focado em temas como cultura, o comércio e o agronegócio. “As crianças desenvolveram a história em alas, com materiais recicláveis e isso trouxe para avenida uma beleza à parte. O envolvimento da escola e família foi essencial para o sucesso do resultado final”, destacou.

Homenagens

A festa também foi um momento de homenagear grandes lideranças da política estadual. O ex-governador Siqueira Campos foi homenageado pela Escola Municipal Domingos Barreira Amorim.  A escola relembrou programas importantes dos governos de Siqueira como os pioneiros mirins e ressaltou os símbolos do Estado, a bandeira, a flora e a fauna.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, também foi homenageada, reforçando o protagonismo feminino na política. A pequena Eloá Cristina Rodrigues, de 06 anos, representou a prefeita Josi Nunes. Vestida com uma réplica da roupa usada na posse, dentro de um carro, acenava sorridente e simpática ao público.  A estudante disse que ficou muito feliz em representar a Prefeita.

Aprovação do público

Para muitos, este retorno do desfile cívico foi um momento de reencontro e celebração. As famílias se reuniram nas arquibancadas montadas pela Prefeitura e acompanharam atentamente cada mensagem e os sons das fanfarras, que deram um ritmo todo especial à festa.

Tamires Rodrigues, chegou cedo ao local do desfile para garantir um bom lugar na arquibancada. Ela conta que estava com saudade da comemoração e aprovou a mudança de local, horário e a infraestrutura oferecida. “Sempre gosto de acompanhar o desfile. Gostei muito desse retorno e está muito organizado, as escolas dando um show! E esse desfile no fim de tarde foi uma decisão acertada, pois podemos ficar mais à vontade, com menos calor”, disse.

O aposentado João Mendonça é um apaixonado pela festa cívica. No auge dos seus 81 anos, fez questão de comparecer e demonstrar seu patriotismo. “Sempre acompanho! Na minha juventude desfilava, era emocionante!”, lembra com saudade e aproveitou para parabenizar a gestão municipal pela mudança. “Fiquei surpreso com a comodidade oferecida aqui com estas arquibancadas. Outra mudança muito boa foi o horário, agora entrando pela noite podemos acompanhar melhor”, disse.

Orgulhosa, Poliana Alves, acompanhou a filha, Sofia Alves, de 04 anos, estudante do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professor Josué Alves Moreira, que desfilou pela primeira vez. “Ela está empolgada e eu orgulhosa de vê-la se apresentando tão lindamente”, disse.

A estudante da Escola Estadual Hercília Carvalho da Silva,  Jhenny Luizy Pereira, falou da alegria de poder levar à Avenida um pouco de história e celebrar o patriotismo. “Primeira vez que participei, foi uma festa linda e de muito conhecimento”, disse.

A celebração contou com a participação de escolas da rede municipal, estadual e particular, 1 faculdade, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), grupos e clubes esportivos, Ordem DeMolay, Ordem Internacional Arco-íris, Centro de Internação Provisória da Região Sul, Corpo de Bombeiros e finalizado com a Polícia Militar.

Presenças

Prestigiaram o desfile, os deputados estaduais, Eduardo do Dertins, Gutierres Torquato, Eduardo Fortes, os vereadores André Caixeta, Elvan Leão, Ivanilson Marinho, Matheus Monteiro, Colemar da Saborelle, Jair do Povo, Ronaldo Lira; Presidente da Fundação UnirG, Tiago Miranda; Secretária do Estado da Habitação, Thiago Benfica, representando o governador Wanderlei Barbosa; secretários municipais; prefeito de Aliança do Tocantins, Elves Moreira Guimarães.