Desenv. Econômico, Destaque|

Josy Donato-Secom Gurupi

Fotos: Lino Vargas

Na manhã desta quarta-feira, 25, a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes se reuniu com outros 5 prefeitos da Região Sul, que integram o Consórcio Público para o Desenvolvimento Regional do Tocantins Regiões Sul e Centro-Oeste (CODER-TO Sul Centro-Oeste) para votar pautas destinadas ao desenvolvimento sustentável de Gurupi e municípios que fazem parte do CODER Sul-Centro Oeste.

A reunião aconteceu no auditório do Campus I da UnirG, durante a programação do Gurupi + Tech/9ª Sicteg que teve início nesta quarta. Foram votados diversos tópicos relacionados ao trabalho e projetos do Consórcio, com destaques para o desenvolvimento sustentável, inovação, saneamento básico, saúde e empreendedorismo em benefício das regiões Sul e Centro-Oeste do Tocantins. Um dos destaques da assembleia foi a aprovação do acordo de cooperação técnica para implantação de usinas para o processamento de resíduos sólidos nos municípios consorciados.

“Esse acordo de cooperação vai permitir que Gurupi e os demais municípios participantes deste consórcio possamos elaborar os projetos para a implantação das usinas de processamento de resíduo sólidos em todos os municípios que integram o consórcio sem ônus para nós”, explicou a Prefeita que é presidente do CODER Sul Centro-Oeste.

Participaram da reunião os gestores das de Cariri do Tocantins, Junior Marajó; Formoso do Araguaia, Heno Rodrigues;  Peixe, Agusto Cesar; Santa Rita do Tocantins, Neila Maria; e Palmeirópolis, Bartolomeu Moura. Representantes do Tocantins Parcerias e secretarias estaduais de Indústria, Comércio e Serviços; Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional; e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos também estiveram presentes na assembleia extraordinária.

Confira as pautas votadas e aprovadas durante a reunião:

Acordo de Cooperação Técnica para inspeção sanitária, sanidade agropecuária e nutrição alimentar.

Implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e suas adequações.

Convalidação da implantação da Gestão Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Inclusiva de Inspeção Sanitária, Sanidade Agropecuária e Nutrição Alimentar.

Implantação da Gestão Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Inclusiva do Meio Ambiente.

Implantação da Gestão Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Inclusiva de Energia.

Implantação da Gestão Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Inclusiva em saúde.

Implantação da Gestão Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Inclusiva do Empreendedorismo.

Implantação da Gestão Municipal de Desenvolvimento Sustentável e