Destaque, Geral, Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

O dia D de atendimentos do Outubro Rosa realizado pela prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, nesta terça-feira, 24, acontece em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), que hoje se transformaram em ambientes acolhedores e informativos para receber o público feminino. Um evento de extrema importância para a saúde da mulher, onde vários serviços seguem sendo oferecidos até às 19h.

Foto Divulgação

As pacientes estão tendo a oportunidade de realizar consultas médicas e de enfermagem, coletas de citologia, e também podem receber orientações e solicitações para mamografias, um passo crucial na detecção precoce do câncer de mama. Além disso, o evento incluiu serviços de vacinação, acompanhamento do programa Bolsa Família, atendimentos odontológicos e palestras educativas sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

Foto Divulgação

“Ano passado eu participei deste mesmo dia D e descobri que estava com um problema no útero, por meio de um exame de citologia realizado durante este mutirão de atendimentos. Tratei, me curei e hoje estou aqui com saúde! Por isso, acho muito importante estas ações nas USFs, porque podem ajudar e muito com a saúde da gente”, disse a dona de casa Vilma Pereira, que participou da ação realizada na USF São José.

Foto Divulgação

A USF Buritis ainda contou com o serviço de massagem relaxante, para pacientes que foram ao evento./ Foto Divulgação

A secretária de saúde, Luana Nunes, demonstrou o compromisso da administração com a saúde da mulher e visitou pela manhã, os locais de atendimento. Ela interagiu com a população e reforçou a importância do Outubro Rosa e da conscientização sobre a prevenção desses tipos de câncer.

Foto Divulgação

Todas USFs ainda contaram com café da manhã e lanche, para o público que compareceu./Foto Divulgação

“Essa iniciativa da prefeita Josi Nunes, não apenas forneceu serviços de saúde essenciais, mas também criou um espaço de apoio e informação para as mulheres, incentivando a busca pelo cuidado com a saúde. O evento no Dia D do Outubro Rosa foi um passo significativo na luta contra o câncer de mama e de colo do útero, promovendo a saúde e bem-estar das mulheres da comunidade. Fazendo assim, que a Atenção Primária cumpra seu papel de promover a prevenção de doenças, para comunidade”, explicou Luana Nunes, secretária de Saúde de Gurupi.