Destaque, Tecnologia e Inovação|

Por: Heliana Oliveira –

Fotos: Lino Vargas – Secom

Após longos dias de preparativos, chegou o grande momento da realização da Gurupi +Tech/9ª Siceteg, que neste ano acontece no campus da Universidade de Gurupi – UnirG, nos dias 25, 26 e 27 de outubro, com o tema:  “Ciências Básicas para um Desenvolvimento Sustentável”.

Durante a abertura oficial, realizada na noite desta quarta-feira, 25, no auditório da UnirG, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, destacou o novo formato que este ano agregou ainda mais valor ao evento que ao longo dos anos já se consolidou com muito sucesso: a participação dos empresários, que trazem para dentro do evento voltado à ciência e tecnologia seus negócios. “A Sicteg sempre foi uma grande semana de ciência e tecnologia, mas estamos ampliando com a participação do setor privado, com os negócios, por isso, Gurupi + Tech. Acredito que essa integração entre academia, gestão e empresas, dará muitos frutos para a cidade”, disse.

A Prefeita ressaltou a importância das parcerias para a realização do evento. “É uma realização da Prefeitura de Gurupi e Sebrae, com a parceria do Governo do Estado, da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig), da Câmara de Dirigentes Lojistas, Fecomércio, todo o Sistema S, Energisa, BRK, e muitos empresários participando desse processo. De mãos dadas faremos um brilhante evento. E aqui nas discussões, esperamos que os pesquisadores encontrem soluções para problemas do nosso dia-a-dia,”, destacou.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Talita Ferreira, ressaltou que a Semana de Ciência e Tecnologia tomou proporções muito grandes e por isso se transformou em Gurupi + Tech. “Agora além de sermos um evento de conhecimento, também somos um evento de negócios, com o apoio das empresas que abraçaram essa ideia de vir para a Gurupi + Tech mostrar seus negócios”, enfatizou.

A Reitora da UnirG, Sara Falcão, falou da alegria em mais uma vez a UnirG sediar este evento. “É um momento muito esperado pelas instituições de ensino superior, que se unem para fazer mostras científicas, extensão, trazer para o público o que tem sido feito diferente dentro da universidade, assim fortalecê-las, além de interagir com o Município, e este ano com a novidade dos negócios”, comentou.

A Diretora do campus de Gurupi do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFTO) e presidente do Conselho de Gestores das Instituições de Ensino Superior de Gurupi, Milene Queta, destacou que o evento é um espaço para que todos as instituições de ensino superior possam trabalhar de forma integrada e mostrar os serviços à comunidade. “É um evento que ao longo dos anos cresceu bastante. É importante integrar as academias, governo e agora as empresas, por meio da Gurupi + Tech. Essa união é valiosa, porque todos têm um objetivo em comum: contribuir para o crescimento do ecossistema de Gurupi e região”, reforçou.

O vice-diretor do campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Taciano Peres, ressaltou que a região Sul do Tocantins está passando por um processo de industrialização e a tecnologia e a ciência são fundamentais para conseguir industrializar a cidade e região. “Nós somos grandes produtores de commodities do agro e da pecuária, então está no momento de alavancarmos a industrialização e processar o que é produzido aqui e vejo que esse evento é um passo importante para essa realização”, disse, completando a importância do trabalho de união entre entre as pesquisas realizadas nas universidades e as empresas para a colaboração com o desenvolvimento da industrialização do estado .

Representando o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, o Reitor da Unitins, Augusto Rezende, ressaltou que Gurupi é, sem dúvida, no Estado, a protagonista da Ciência e Tecnologia. Disse que o governador demonstra amor a essa temática com investimentos em editais para inovação, ciência e tecnologia, e está em busca de recursos para a instalação do Parque Tecnológico para Gurupi, Palmas e Araguaína. E finalizou parabenizando a prefeita Josi Nunes por realizar grandioso evento.

O diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos, também participou da abertura e comentou sobre a felicidade de ver as entidades reunidas em prol do desenvolvimento social. “Importante discutir tecnologia onde acontecem diversas ações pontuais com o intuito do fortalecimento do desenvolvimento regional. Quero destacar esse trabalho conduzido pelas academias que se reúnem anualmente para pensar no futuro da região”, disse Ramos.

A Gurupi +Tech é realizada pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e o SEBRAE. Co-realizada pela Universidade de Gurupi (UnirG), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) e Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG). São parceiros do evento o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAC), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Social do Comércio (SESC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) e a BRK Ambiental.

Presenças

Prestigiaram a abertura oficial da Gurupi+Tech/9ªSicteg secretários municipais, os vereadores, André Caixeta, César da Farmácia, Mateus Monteiro, Jair Souza, Colemar da Saborele, Ivanilson Marinho, Zezinho da Lafiche e Elvan Leão; deputado estadual, Eduardo Fortes, secretário executivo estadual da Indústria e Comércio, Milton Neri.