Destaque, Gabinete, Infraestrutura|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Na tarde desta quarta-feira, 11, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, assinou o contrato de financiamento no valor de R$ 58 milhões com o Banco do Brasil. O montante será destinado a uma série de obras de infraestrutura que visam melhorar a qualidade de vida dos moradores e revitalizar a cidade, como recapeamento asfáltico, revitalização de praças e instalação de iluminação de Led. A solenidade de assinatura do contrato contou com a presença do gerente-geral do setor público do Banco do Brasil, Márcio Correa, além de vereadores e secretários municipais.

Com o recurso, a Prefeitura de Gurupi vai realizar obras de recapeamento asfáltico em um total de 102 km de vias públicas. Isso representa uma solução para os problemas recorrentes de buracos, especialmente durante o período chuvoso. Também será ampliada a instalação de lâmpadas de Led no sistema de iluminação pública da cidade, com o objetivo de tornar Gurupi uma das primeiras cidades da região Norte do Brasil a ser 100% iluminada com Led.

Outra obra prevista com o financiamento é a construção de uma ponte sobre o córrego Água Franca, na Via Perimetral Sul, que já está em construção e vai interligar as rodovias federais BR-153 e BR-242. Outra parte do recurso será destinada a construção e revitalização de praças nos setores: João Lisboa da Cruz, Vila Nova, Campo Bello, Nova Fronteira, Bom Sossego, Sol Nascente, Trevo, Industrial, Pedroso, Residencial Madrid, Jardim Tocantins e Waldir Lins.

Prefeita Josi Nunes e gerente-geral do Setor Público do Banco do Brasil, Márcio Correa, após assinatura do contrato. Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

A prefeita Josi Nunes destacou que essas obras vão beneficiar mais de 50 bairros em Gurupi, impactando positivamente a vida dos moradores e contribuindo para o desenvolvimento da cidade. Ela explicou que a maior parte do recurso será destinada para recapeamento asfáltico, pois o pavimento da cidade é antigo e sua revitalização se tornou uma das necessidades prioritárias na infraestrutura do Município.

“Hoje é um dia muito importante para Gurupi, pois com esse recurso vamos dar um passo significativo para o desenvolvimento da nossa cidade. Uma das nossas prioridades é resolvermos os problemas enfrentados com buracos nas ruas, vamos recapear mais de 100 km de vias com material de melhor qualidade e durabilidade, proporcionando assim, maior segurança no trânsito e redução dos custos com manutenção. Mas também vamos revitalizar praças, instalar lâmpadas de LED em toda a cidade e construir a ponte da Via Perimetral Sul, tudo isso com o objetivo de atender os anseios da comunidade gurupiense”, afirmou a Prefeita.

O gerente-geral do Setor Público do Banco do Brasil, Márcio Correa, enfatizou a importância dos municípios aproveitarem as oportunidades de captação de crédito para investir em melhorias que beneficiam a população. “Essa captação de crédito é um benefício que os municípios têm com garantia da União, o que faz com que as taxas de juros sejam muito menores e que esse recurso chegue rapidamente aos municípios para que seja utilizado em obras de infraestrutura que vão beneficiar diretamente o cidadão que mora aqui, com ruas melhores, mais opções de praças para lazer com a família, iluminação mais econômica e segura, entre outras melhorias”, disse.

Com a assinatura do contrato e sua publicação no Diário Oficial do Município, o recurso já estará disponível para a Prefeitura utilizá-lo conforme as diretrizes da Lei Municipal que foi aprovada pela Câmara Municipal. Conforme a Lei, o Município terá o prazo total de 120 meses, a partir de sua contratação, para liquidar o financiamento, com 12 meses de carência.

Vereadores de Gurupi prestigiaram a solenidade de assinatura. Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi