Destaque, Geral, Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

Troca de telhados, de sistemas elétricos, mudanças em algumas fachadas e até construção e adequação de algumas salas fazem parte dos investimentos, na área de saúde, que a Prefeitura de Gurupi vem realizando. São obras que trarão melhorias para os atendimentos da população da cidade. A previsão é que todos os prédios do sistema de saúde municipal sejam revitalizados, um compromisso da prefeita Josi Nunes que segue incessantemente sendo cumprido.

Na Unidade de Saúde da Família Waldri Lins./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Nesta semana, a secretária de Saúde de Gurupi, Luana Nunes e sua comitiva realizaram uma inspeção em alguns destes prédios que seguem recebendo manutenção. Um dos primeiros locais foi a Unidade de Saúde da Família (USF) Waldir Lins, onde ela pôde conversas com servidores e comunidade.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“É muito bom ver uma unidade de saúde desta ficando boa assim! Aqui atende muitos bairros e precisava dessa revitalização. A gente se sente mais acolhido em um local mais estruturado. Moro aqui perto e frequento o lugar, estou muito feliz com o que estou vendo”, disse seu Edilberto Pontes, morador do setor.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

A manutenção da USF Waldir Lins conta uma intervenção maior, com: troca de telhado, de piso, entrada com mudança na faixada, troca de todas janelas, instalação de forro e de reboco novo, revitalização da recepção, construção do abrigo de resíduos, instalação de mais duas cadeiras odontológicas, troca do sistema elétrico e calçadas refeitas. Um investimento de aproximadamente 470 mil reais. A previsão é que a obra esteja pronta dentro de três meses.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Sobre as obras da saúde, quando não sou eu que faço a vistoria pessoalmente, é a secretária de Saúde, Luana. Porque achamos importante esta troca de informações com os servidores, o engenheiro e a população. Estamos mobilizando esforços para que tudo esteja pronto o mais rápido possível, para atender cada dia melhor nossa comunidade. Foi um compromisso de campanha que sigo cumprindo na minha agenda”, destacou a prefeita Josi Nunes sobre as obras.

O Centro de Controles de Zoonoses de Gurupi (CCZ), também foi vistoriado e segue passando por obras de revitalização. No local, cerca de 6 mil animais, entre felinos e caninos, foram atendidos entre o primeiro e segundo quadrimestre do ano. São atendimentos variados como castrações, testes rápidos para detecção de leishmaniose canina, encoleiramento de cães, entre outros serviços.

Inspeção na obra do CCZ./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

No CCZ, estão sendo realizados: conserto do telhado, adequação da sala de coleta e do centro cirúrgico, construção do muro da parte de traz, pintura nova, colocação de cerâmica nova nestes dois locais: na parte cirúrgica e na sala de coleta. Instalação de portas e janelas novas e troca do sistema elétrico. Um investimento de aproximadamente 121 mil reais.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Outra USF importante, que atende moradores de toda região leste de Gurupi e que segue recebendo manutenção é a Sevilha.  Na unidade, acontece a troca de todo telhado com:  rufos novos, calhas novas, instalação de pingadeiras e forro novo. A pintura também será toda refeita. Um investimento de cerca de 30 mil.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Na área da saúde, posso dizer que estamos com obras em regiões importantes da cidade. Infelizmente, estes locais sofreram degradação e agora estamos arcando com todo conserto e manutenção dos prédios da saúde. É um trabalho muito grande, mas estamos realizando constantemente e já com resultados positivos, como ocorre na USF Pedroso, onde houve mudanças em todo prédio. Ficou muito bom e estamos tendo retorno muito positivo dos servidores e principalmente da comunidade, o motivo de todo nosso esforço. É que trazer um atendimento humanizado e cada vez melhor para o nosso povo é um objetivo permanente”, ressaltou Luana Nunes, secretária de Saúde de Gurupi.