Assistência Social, Destaque|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

“Receber esse cartão foi um grande presente de final de ano”, celebrou a dona de casa Eunice Lima, moradora do setor Cidade Industrial. Foi com esse sentimento de gratidão que mais 894 famílias receberam o Cartão do Programa Acolhe Gurupi nesta quarta-feira, 13, e quinta, 14. A iniciativa da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, vai beneficiar cinco mil pessoas em situação de vulnerabilidade com R$ 150,00 mensais através de um cartão habilitado para compras no comércio local.

Com a presença da prefeita Josi Nunes, secretários municipais e vereadores, a distribuição ocorreu em quatro locais nesta quarta-feira: Escola Municipal Lenival Correia Ferreira (Setor Alto da Boa Vista); CRAS Vila Nova; Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim (Setor Jardim dos Buritis); e no Centro Cultural Mauro Cunha (Centro). Na manhã desta quinta-feira, o cronograma de entregas foi encerrado na Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Profª. Ilsa Borges Vieira, no setor Nova Fronteira.

Ao todo, mil cartões foram entregues já desbloqueados e habilitados para as famílias usufruírem do auxílio mensal nos mais de 20 estabelecimentos comerciais cadastrados no comércio da cidade, para compra de alimentos, materiais de limpeza e de higiene pessoal.

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

A prefeita Josi Nunes compartilhou sua alegria com a concretização de um sonho, não apenas dela, mas também de sua mãe Dolores Nunes. “Ver esse projeto se tornar realidade é um momento de grande emoção para nós. Pois é a realização de um sonho meu e da minha mãe Dolores, que sempre teve um olhar especial voltado às pessoas carentes. E não vamos parar por aqui, nosso objetivo é expandir o programa nos próximos anos, beneficiando mais e mais famílias em Gurupi”, afirmou a Prefeita.

A secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Cristina Donato, ressaltou a importância do programa. “Além de proporcionar auxílio às famílias que mais precisam, o Acolhe Gurupi vai proporcionar capacitação profissional aos beneficiários e injetará R$ 150 mil mensais no comércio local, promovendo um ciclo de solidariedade e de desenvolvimento econômico”, destacou.

Famílias comemoram

Os sentimentos de gratidão e alegria tomaram conta das famílias que receberam o cartão. O lavrador Antônio Vitorino Sobrinho, morador do bairro Jardim Tocantins, externou sua alegria. “Esse cartão vai ajudar muito lá em casa, somos cinco pessoas e esse recurso é muito bem-vindo”, disse.

A dona de casa Adriana Araújo da Silva, moradora do setor Águas Claras, agradeceu a iniciativa. “Agradeço demais a Prefeitura por olhar por nós. Estou muito feliz com esse cartão”, relatou. A também dona de casa Antonieta da Silva Sampaio, moradora do Jardim dos Buritis, ressaltou a contribuição do cartão na renda familiar. “Vai acrescentar muito na nossa renda e será um alívio lá em casa. Já vou direto fazer as compras”, afirmou.

Acolhe Gurupi

O Cartão Acolhe Gurupi foi idealizado pela Prefeitura de Gurupi para minimizar as desigualdades sociais e capacitar as famílias gurupienses. Vai beneficiar mil famílias com o valor de R$ 150,00. Para garantir o cartão, um membro da família terá que fazer uma capacitação profissional que será ofertada por meio de parceria entre a Prefeitura e o Sistema S. O cartão poderá ser utilizado apenas para compras de itens alimentícios e material de limpeza, e em estabelecimentos cadastrados.