Destaque, Geral, Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus
Nesta sexta-feira,01 de dezembro, a Policlínica Luiz Santos Filho, foi palco de um evento de extrema importância para a área da saúde e que deu início às ações do Dezembro Vermelho. A Prefeitura de Gurupi, através da Secretaria Municipal de Saúde, organizou uma reunião especial dedicada aos médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde da Família (USF). O propósito central desse encontro foi abordar questões cruciais relacionadas ao Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre HIV/AIDS.

Foto Divulgação

Com o intuito de promover uma discussão ampla e informativa, a reunião destacou o fluxo de tratamento do vírus HIV e da AIDS, enfatizando estratégias de prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e acolhimento dos pacientes. Médicos e enfermeiros tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, trocar experiências e discutir abordagens eficazes para lidar com essa realidade complexa e desafiadora.

Foto Divulgação

Os profissionais compartilharam experiências, enriquecendo o debate e fornecendo informações atualizadas sobre o tema. Atualmente, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do município atende 700 pacientes com  AIDS e HIV, a maioria com idade entre 25 e 35 anos. Por isso, o evento proporcionou disseminação de informações precisas e a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e do apoio contínuo aos pacientes com HIV/AIDS.

Foto Divulgação

“A reunião de hoje foi muito importante porque não abordou apenas aspectos clínicos e médicos, mas também enfatizou a importância da sensibilização e do combate ao estigma social que ainda rodeia essas condições de saúde. Através de palestras, debates e material educativo, a equipe de saúde reforçou a necessidade de uma abordagem holística, que vá além do tratamento médico, englobando aspectos psicossociais e a promoção de uma cultura de respeito e apoio aos portadores do vírus HIV”, frisou Clésia Monteiro, coordenadora do SAE.

Foto Divulgação

“Esta iniciativa da nossa gestão em promover essa reunião estratégica demonstra nosso compromisso de fortalecer o sistema de saúde local, capacitando profissionais e promovendo a conscientização em prol de uma sociedade mais informada e acolhedora em relação ao HIV/AIDS. A troca de conhecimentos e a atualização contínua são passos fundamentais na construção de uma comunidade mais saudável e solidária”, destacou a prefeita Josi Nunes.

Foto Divulgação

“Além da reunião também estamos realizando blitzes educativas em vários pontos da cidade. Elas já aconteceram na Feira do Agricultor e na Praça do Centro Cultural Mauro Cunha, onde falamos sobre o HIV/ISTs e distribuímos preservativos. Na própria Policlínica estamos realizando também  abordagens educativas aos usuários na sala de espera, também com entrega de material educativo e preservativos. Nossa secretaria é muito atuante e dezembro será um mês de muitas ações”, destacou Luana Nunes, secretária de Saúde de Gurupi.