Destaque, Educação|

Por Fabíola Sélis – Ascom SEMEG

Foto/Arte: SEMEG

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Educação, divulgou o calendário escolar para o ano letivo de 2024. O documento tem um importante papel para a organização das atividades pedagógicas no ano que vem, bem como traz transparência para alunos, pais, professores e demais membros da comunidade educacional sobre os dias letivos.

O calendário escolar para o ano de 2024 foi construído com 202 dias letivos, em um trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG), Professores, Coordenadores e Conselho Municipal de Educação. O início das aulas foi antecipado, para maior aproveitamento do aprendizado e deixando livre os sábados.
Conforme o cronograma, o ano letivo de 2024 da rede municipal de ensino terá início no dia 22 de janeiro, férias em julho (1º ao dia 30), com 8 dias de recesso, 14 feriados e o encerramento das aulas no dia 19 de dezembro. Já para os alunos do EJA– Ensino de Jovens e Adultos o calendário escolar tem como data de início das aulas, 29 de Janeiro.

O documento prevê ainda dias destinados à comemoração de datas como a Consciência Negra, Mostra de Linguagens, de Matemática, Semana do Meio Ambiente, Feira de Ciências, Jogos Estudantis e ainda Festival de Cultura Corporal. O Calendário Padrão 2024 ainda traz a contagem dos dias letivos por bimestre.

O secretário municipal da educação, Davi Abrantes, explica que é importante a divulgação do documento para que toda comunidade consiga acompanhar as atividades educacionais. “A divulgação do calendário busca garantir que todos os envolvidos na Rede Municipal de Gurupi tenham tempo suficiente para se preparar, permitindo que pais organizem agendas, alunos planejem seus estudos e professores estruturem seus planos de ensino de acordo com as datas estabelecidas”, disse.

A transparência na comunicação, através da divulgação do calendário escolar, fortalece os laços entre a rede municipal e a comunidade escolar de Gurupi, fomentando um ambiente educacional mais colaborativo e engajado.