Destaque, Geral, Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou nesta segunda-feira,18, uma ação na Casa de Prisão Provisória (CPP) da cidade. Os profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Casego e do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Policlínica uniram esforços para atender a 109 indivíduos privados de liberdade e 2 policiais com testes de HIV e Sífilis, totalizando 218 testes administrados ao longo da atividade.

Foto Divulgação

Essa ação não só promoveu a conscientização e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, mas também destacou a importância do Dezembro Vermelho, um período crucial para a disseminação de informações sobre o HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. A participação ativa dos profissionais de saúde reflete o compromisso da Prefeitura em proporcionar cuidados abrangentes à população, inclusive àqueles em ambientes de vulnerabilidade, como os centros de detenção.

Foto Divulgação

“Ao disponibilizarmos esses serviços de saúde diretamente na CPP, nós queremos mostrar que uma abordagem proativa e inclusiva, é essencial e garante acesso igualitário aos cuidados médicos preventivos, independente da comunidade assistida. Além disso, essa iniciativa não apenas contribui para a saúde dos indivíduos testados, mas também para a proteção da comunidade em geral, ao reduzir a disseminação dessas infecções. Durante todo o mês nossas USFs tem feito este trabalho e estamos certos de que essa é a melhor maneira de mantermos nossa comunidade saudável”, destacou a prefeita Josi Nunes.

Foto Divulgação

“A ação realizada na CPP durante o Dezembro Vermelho não apenas ofereceu testes importantes para HIV e Sífilis, mas também representou um passo significativo na promoção da saúde pública, na conscientização e na prestação de cuidados preventivos a todos os cidadãos, independentemente de seu contexto social ou localização. E é justamente essa a missão da nossa Secretaria de Saúde, atender a diversidade de público sem distinção levando o melhor atendimento a todos”, frisou Luana Nunes, secretária de Saúde de Gurupi.