Destaque, Saúde|

Por Josy Donato-Secom Gurupi

Janeiro é o mês de conscientização da saúde mental. Denominado de “Janeiro Branco”, a campanha de nível nacional, tem como objetivo alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças oriundas do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.  Em Gurupi, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) está realizando palestras alusivas à campanha.

“Ao longo deste mês, as atividades do NEP estão concentradas no ‘Janeiro Branco’. Algumas empresas e instituições buscaram parceria conosco, solicitando palestras com enfoque na saúde mental. Essas colaborações são fundamentais para disseminar a importância do autocuidado” , destacou a secretária municipal de saúde, Luana Nunes.

A programação de palestras teve início nesta quinta-feira, 18, com uma palestra ministrada pela psicóloga e servidora da Semus, Gisele Rodrigues.  Já na manhã desta sexta-feira, 19, a chefe de gabinete da Semus, Dani Prado, que também é psicóloga, ministrou uma palestra aos funcionários da empresa Energisa.

“ O intuito é despertar nas pessoas o desejo para o autocuidado físico e mental, além de promover estratégias no cotidiano de prevenção, promoção e conscientização da saúde emocional. Palestras como estas são um dos planos de ação da gestão da Prefeita Josi Nunes que, além de chefe do executivo, é psicóloga e tem como missão cuidar de pessoas”, disse a psicóloga.

Até o final do mês haverá outras palestras, dentre as já agendadas estão: na empresa Terra Boa, no dia 27, às 07h30 e no dia 29, no Instituto Federal do Tocantins, que receberá duas palestras, para estudantes do ensino médio e do ensino superior.