Destaque, Gabinete, Geral|

Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Fotos: Lino Vargas

A Ouvidoria Municipal de Gurupi implementou uma medida para aprimorar o canal de comunicação entre a comunidade e a Gestão Municipal. A adesão à plataforma Fala.Br, disponibilizada pelo governo federal de forma gratuita, visa facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos e fortalecer o diálogo entre a população e a Prefeitura de Gurupi.

A ouvidora Adrielle Matias ressalta que a escolha pela plataforma Fala.Br foi estratégica, considerando sua eficiência em proporcionar um ambiente digital acessível e descomplicado para o registro de denúncias, sugestões, reclamações e elogios por parte dos cidadãos. A plataforma está disponível no endereço https://falabr.cgu.gov.br/web/TO/Gurupi .

Além da adesão à plataforma Fala.Br, a Ouvidoria Municipal de Gurupi informa sobre a recente implementação da Lei 2.694/2023. Esta legislação estabelece prazos que aprimoram o acesso à informação por parte dos usuários. Conforme a nova lei, o departamento que recebe a solicitação tem o prazo de 20 dias para fornecer uma resposta, enquanto a Ouvidoria tem 10 dias para dar um retorno ao solicitante. Essa medida visa assegurar um tempo máximo de 30 dias para que o usuário receba uma resposta completa da sua demanda.

A Ouvidora destaca ainda que a plataforma Fala.Br oferece a possibilidade de acompanhamento do status da demanda pelos usuários. Essa funcionalidade representa um avanço, permitindo que os cidadãos estejam informados sobre o andamento de suas solicitações, promovendo uma maior transparência e confiança no processo de atendimento.

Adrielle Matias reforça que o atendimento ocorre de forma eletrônica no sistema Fala Br, pelo telefone 63 3301-4380 (ligação ou mensagem pelo Whatasap) e também presencialmente no Centro Administrativo da Prefeitura (BR-242).

A Ouvidora também agradece a parceria da Agência Reguladora e Fiscalizadora de Serviços Públicos (AGRF) que prestou todo apoio para adesão à plataforma. “Agradecemos a parceira do presidente da AGRF, Sargento Jenilson, no apoio a todos os trâmites e procedimentos realizados para conclusão da Adesão à Plataforma Fala.Br. A parceira da Autarquia tem proporcionado melhoria da comunicação com aos usuários e cidadãos gurupienses”, enfatizou a Ouvidora.