Desenv. Econômico, Destaque|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Com o objetivo de fortalecer a produção dos pequenos agricultores e aproximar cada vez mais as ações do poder público das famílias do campo, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, está intensificando uma série de medidas para incentivar os produtores da cidade. O apoio abrange desde o preparo do solo até a comercialização dos produtos, visando impulsionar a economia local e garantir uma alimentação de qualidade para a comunidade.

Os pequenos produtores do Município estão recebendo assistência essencial para o cultivo de suas terras. A Prefeitura fornece adubo, calcário e sementes, além de garantir o transporte desses insumos por meio de caminhões caçamba e carga seca. Tratores equipados para gradagem e correção do solo também são disponibilizados, permitindo que os agricultores possam otimizar o preparo de suas terras.

Além disso, a Prefeitura também promove feiras locais, criando um ambiente propício para que os produtores possam comercializar seus produtos diretamente à comunidade, sem a intervenção de atravessadores. Outro destaque dessa iniciativa é a parceria com os produtores para o abastecimento da merenda escolar na rede municipal. A Prefeitura adquire produtos diretamente dos agricultores, garantindo um ciclo sustentável de apoio à produção local.

Secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Daniella Prudente, acompanha serviço de gradagem do solo na região das Porteiras. Foto: Gabriel Chagas – Secom Gurupi

Importância do incentivo

A secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Daniella Prudente, visitou nesta sexta-feira, 19, pequenos produtores da região das “Porteiras”. Com o intuito de trocar experiências, ouvir as demandas e conhecer de perto a realidade e particularidade de cada Associação Rural do Município, as visitas são fundamentais para aproximar as famílias do campo da gestão municipal.

Durante acompanhamento dos trabalhos da equipe em apoio aos pequenos produtores, a Secretária enfatizou a relevância dessas ações. “É um compromisso da gestão da prefeita Josi Nunes estender as mãos aos pequenos produtores. Estamos empenhados em oferecer todo o suporte necessário, desde o preparo do solo até a comercialização, desde os produtores de gado, com todo auxílio para o plantio do capim para pastagem, até os produtores que fornecem alimentos para a merenda escolar com todo suporte de maquinários, tudo isso para impulsionar a produção agrícola em Gurupi. Com isso, queremos construir uma base sólida para o desenvolvimento econômico local”, explicou Prudente.

Agricultor Ildete Rodrigues em uma das plantações de milho em sua propriedade, agradece apoio da Prefeitura. Foto: Gabriel Chagas – Secom Gurupi

Agricultores agradecem apoio

Ildete Rodrigues de Oliveira Azevedo, produtor na região das Porteiras, compartilhou sua experiência positiva ao receber o apoio da Prefeitura de Gurupi. Em sua propriedade, que fica cerca de 30 km do centro da cidade, ele e sua esposa, Lucirene Alves de Azevedo, produzem milho, melancia, abóbora, feijão, leite e derivados, além de frango caipira.

Satisfeito com o apoio recebido, ele comemora o sucesso do seu plantio. “A Prefeitura de Gurupi tem sido fundamental desde o início da nossa produção. Eles nos forneceram tudo que precisamos, desde os insumos necessários, estão ajudando aqui hoje no preparo do solo e, além disso, compram também uma boa parte do que produzimos para a merenda escolar. Essa união é que tem feito a diferença e tem sido importante para o nosso sustento, e estamos muito agradecidos por esse apoio constante”, enfatizou Ildete.

Ao mostrar com muito orgulho e gratidão os resultados positivos de suas plantações de milho e melancia, Ildete não deixa de frisar que a parceria da Prefeitura de Gurupi foi essencial. “Tudo isso que estão vendo é fruto dessa parceria da Prefeitura com o produtor rural. Se não fosse essa ajuda não teríamos conseguido chegar até aqui e plantado o capim para alimentar as vacas, plantado o milho e a melancia. E como vocês podem ver, o serviço foi muito bem feito, os resultados estão aí. Isso que nos motiva a continuar no campo e trabalhando ainda mais”, finalizou.

Com apoio da Prefeitura de Gurupi, agricultor prepara área para plantio de capim e de milho. Foto: Gabriel Chagas – Secom Gurupi

Ildete e sua esposa, Lucirene, vivem do cultivo na propriedade e agradecem apoio da gestão municipal. Foto: Gabriel Chagas – Secom Gurupi