Destaque, Saúde|

Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi

O janeiro roxo é uma campanha de conscientização sobre a hanseníase, uma doença que ainda existe muito preconceito e desinformação. No dia 28 de janeiro comemora-se o Dia Mundial contra a Hanseníase e 31 de janeiro é o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase.

Para disseminar informação sobre essa doença, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizará ações, entre elas, reuniões com as equipes de assistência para reforçar sobre a busca ativa dos contatos, diagnósticos, reações de hanseníase, avaliação neurológica simplificada, encaminhamentos para a Policlínica e grupos de autocuidado. Todas essas informações serão repassadas aos médicos e enfermeiros, no dia 23, em duas turmas, uma das 8h às 11h e a outra das 14 às 17h, na Policlínica Luiz Santos Filho.

A outra reunião será com os Agentes Comunitários de Saúde, no dia 25 de janeiro, no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha, a partir das 8h.

E fechando a programação, será realizada no dia 30 de janeiro, uma blitz educativa, em frente à Policlínica a partir das 8h.

A secretária de Saúde, Luana Nunes, enfatiza a importância da informação como ferramenta fundamental na desconstrução do estigma associado à doença. A Secretária destaca o comprometimento da rede municipal de saúde em oferecer acompanhamento especializado, assegurando que profissionais capacitados estão prontos para fornecer suporte e orientação. Além disso, ressalta a disponibilidade de medicação adequada para garantir um tratamento eficaz. “A mensagem é clara: informação, acolhimento e preparo são as bases para enfrentar a doença e combater o preconceito”, afirmou.

A coordenadora do Programa de Hanseníase e Tuberculose, Clesia Monteiro, explica que as pessoas que têm manchas brancas ou avermelhadas na pele, formigamentos e dormência na área afetada, que procurem uma Unidade Básica de Saúde (UBS), para que esses sintomas sejam avaliados. “É importante frisar que a hanseníase tem cura, a partir do início do tratamento a doença é controlada e não tem mais transmissão. Todas as UBSs de Gurupi fazem o tratamento”, expõe.

A coordenadora ainda explica que a doença atinge também os nervos e as mucosas e pode gerar danos permanentes, caso seja diagnosticada tardiamente. Os indivíduos acometidos pela doença podem chegar a perder a força muscular, ter lesões neurais.

Transmissão

A transmissão da hanseníase se dá por meio de gotículas eliminadas na fala, tosse, espirros ou secreções nasais por indivíduos em fase adiantada da doença e não tratados. O contato com a pele ou objetos tocados pela pessoa não causa o contágio.