Destaque, Educação|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Na tarde desta quinta-feira, 07, a Prefeitura de Gurupi celebrou mais uma conquista na área da educação ao inaugurar a reforma e ampliação da Escola Municipal Orlindo Pereira da Mota, localizada no setor Casego. O evento contou com a presença da prefeita Josi Nunes e foi marcado por entusiasmo e gratidão por parte da comunidade escolar, que comemorou as melhorias, acessibilidade e adequações na estrutura.

A unidade, que atende aproximadamente 365 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, passou por uma completa revitalização em suas instalações, com destaque para as adequações de acessibilidade, que deram uma cara nova a Escola, que nunca havia passado por uma reforma desta amplitude.

A prefeita Josi Nunes destacou seu entusiasmo com mais uma unidade escolar totalmente reformada e fez questão de parabenizar o trabalho da gestão escolar em parceria com a comunidade. “Se estamos tendo essas melhorias gradativas e significativas, é por causa do empenho de todos os profissionais da educação juntos com a gestão e a comunidade, só tenho que agradecer. Essas reformas e manutenções são para melhorar cada vez mais as condições de estrutura para toda a comunidade escolar. São mudanças que fazem toda a diferença. Estamos investindo em estrutura física, mas também em valorização de pessoal, aquisição de materiais e equipamentos tecnológicos para nossas escolas. Tudo isso visando qualificar cada vez mais nossa educação”, disse.

Prefeita Josi Nunes vistoria instalações da escola. Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

O secretário Municipal de Educação, João Paulo Lima, ressaltou que é gratificante transformar uma escola que há décadas contribui com a comunidade gurupiense. “Para nós é muito gratificante entregar essa reforma. É um prédio de mais de 40 anos e tem uma história prestada à comunidade de Gurupi e nada mais justo do que reformamos e darmos essa cara nova a Escola Orlindo Pereira da Mota. É mais qualidade de vida e ensino para os alunos, professores e demais profissionais que fazem parte desse processo de ensino e aprendizagem”, afirmou.

Reforma geral na escola

Entre os serviços realizados, estão a substituição de toda rede elétrica; instalação de refletores e lâmpadas adequadas; substituição do piso das salas de aula do pavilhão 1 e da área externa em frente à cozinha; adequação para acessibilidade em toda a biblioteca; reforma da cozinha; reconstrução dos banheiros masculino e feminino, com adaptações para acessibilidade e instalação de chuveiros; construção de depósitos pedagógicos e de limpeza; alinhamento do contrapiso externo; construção de um banheiro adequado com box na sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado); adequação de rampas de acesso entre os pavilhões; instalação de forro na área externa do pavilhão 2; Pintura completa do prédio;
instalação de grade de proteção na entrada da escola; adequação das salas da secretaria e direção.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Comunidade escolar aprova

A diretora da Escola, Marilsa Coelho, externou sua alegria com a conclusão e entrega da reforma. “Mudou muita coisa. Principalmente a parte de acessibilidade e mobilidade das crianças, onde toda a escola foi adequada. É um ambiente que ficou mais agradável para o desenvolvimento do trabalho e para a comunidade em geral, pois a qualidade da educação reflete na comunidade e isso traz muitos benefícios para a sociedade como um todo”, disse.

Leandra Cruz, mãe do aluno Miguel, que é portador de Síndrome de Down, agradeceu as adequações que farão a diferença no dia a dia do filho na escola. “Só tenho a agradecer toda a escola por receber tão bem meu filho, assim como todas as crianças, independente de sua condição. E comemorar essas melhorias, a escola está excelente. Só quem tem um filho que tem algumas limitações sabe o quanto é difícil ter acesso a tudo, então são mudanças que fazem toda a diferença, principalmente com relação aos banheiros que estão mais acessíveis. A palavra que tenho é gratidão”, comentou.

A Lucilene Paula Dutra, mãe do aluno Joaquim, reforçou o sentimento de gratidão dos pais com a reforma na escola. “Achei excelente a reforma. Melhorou bastante. Estão de parabéns a Prefeitura e a gestão da escola por essas melhorias. Tudo que vem para melhorar a vida dos nossos filhos nos deixa felizes e gratos”, relatou.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi