Destaque, Finanças, Gabinete|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi está empenhada em combater o descarte irregular de lixo e entulho em locais inapropriados, através de uma ação de conscientização e prevenção. Na manhã desta quarta-feira, 06, uma equipe composta pelo Departamento Municipal de Posturas e a Ouvidoria do Município realizou uma a distribuição de panfletos informativos, visando sensibilizar a população sobre a importância de descartar resíduos de forma adequada.

A ação teve início na praça Universitária, localizada no setor Jardim Sevilha e suas proximidades, abrangendo também outros pontos críticos como o bairro Pedroso, próximo à Unidade Básica de Saúde; o bairro Nova Fronteira nas proximidades do Ciretran; e o setor Jardim Tocantins. A ouvidora Municipal, Adrielle Matias, explicou que esses locais foram escolhidos devido à alta incidência de denúncias relacionadas ao descarte irregular de lixo.

“Estamos intensificando nossos esforços nesses pontos críticos porque percebemos uma grande demanda da comunidade por ações mais efetivas. É fundamental que os moradores compreendam a importância de denunciar essas práticas e trabalhar de forma colaborativa com o município para mantermos nossa cidade limpa e saudável”, destacou Adrielle Matias.

O diretor Municipal de Posturas, João Fernandes, ressaltou a relevância desse trabalho, especialmente durante o período chuvoso. “Além de contribuir para a estética da cidade, a remoção adequada do lixo e entulho é crucial para garantir a saúde e o bem-estar da população. Estamos iniciando essa ação de forma preventiva em pontos estratégicos, mas nosso objetivo é expandi-la para toda a cidade, promovendo uma mudança cultural em relação ao descarte de resíduos”, enfatizou Fernandes.

Moradores e comerciantes foram abordados para ação de conscientização. Foto: Divulgação

O caminhoneiro Carlos de Jesus, morador do Jardim Sevilha, aprovou a iniciativa e ressaltou a necessidade deste trabalho colaborativo para combater o descarte inadequado de lixo. “Muito importante esse trabalho. Os moradores precisam dessa consciência de que jogar lixo aqui na praça e nos canteiros prejudica toda a população do setor, por isso achei interessante os fiscais virem conversar com as pessoas e explicar como funciona”, relatou.

Notificações e autos de infração

O Departamento de Posturas do Município informou que somente neste ano já foram realizadas 95 notificações seguidas de autos de infração, decorrentes de lotes baldios com lixo e entulho e destarte de resíduos em locais inapropriados. O diretor João Fernandes explica que quando o departamento é acionado, por meio de denúncias, e os responsáveis pela prática são identificados, os fiscais notificam o responsável pelo prazo de 24 horas para a resolução do problema.

Caso não seja solucionado neste período, é lavrado o auto de infração e o responsável é multado pela prática inadequada. “É fundamental que a população ajude a fiscalizar e denuncie rapidamente ao Município este tipo de descarte incorreto, pois com a parceria da comunidade, há maior eficácia nesse trabalho”, completou Fernandes.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Denúncias

A comunidade pode denunciar o descarte irregular de resíduos pelos seguintes telefones:

(63) 3315-0032 – Departamento Municipal de Posturas
(63) 3301-4380 – Ouvidoria Municipal