Destaque, Geral, Saúde|

Texto e fotos Josy Donato- Ascom Semus Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promoveu uma ação para alertar os servidores da secretaria sobre os riscos da hipertensão arterial.

A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira, 26, na sede da secretaria e contou com uma roda de conversa, realização de atividades físicas conduzida por uma profissional de educação física e aferição de pressão arterial dos servidores.

O intuito da ação, conforme explicou a coordenadora do departamento de Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT) da Semus, Jaciara Martins, é lembrar os servidores sobre os cuidados e formas de prevenir a hipertensão arterial.

“A Secretaria tem essa preocupação com a saúde dos servidores, e com essa ação queremos estimular, tanto aqueles que não têm problemas de pressão, que procuram se prevenir, quanto aqueles que já têm, e a gente poder ofertar esse serviço para os nossos servidores e orientar, encaminhar, fazer com que a saúde comece em um outro próprio ambiente de trabalho”.

A roda de conversa foi conduzida coordenadora da Assistência Farmacêutica da Semus, Christiane de Paula, ressaltou que a prevenção é o fator mais importante quando se trata de hipertensão, “porque através da mudança de hábitos de vida, no campo da alimentação, saindo do sedentarismo, evitando o tabagismo, o alcoolismo, pode diminuir os riscos de hipertensão arterial sistêmica, caso em qualidade de vida do paciente, e evitar, com sequência, o aparecimento de outras patologias apropriadas da hipertensão”, concluiu.

Unidades de Saúde

Durante o dia as Unidades de Saúde da Família estarão realizando palestras, aferição de pressão e outras ações alusivas ao tema.