Destaque, Educação|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semeg), recebeu nesta terça-feira, 09, equipamentos de informática e aparelhos celulares doados pelo projeto Escola Digital, idealizado pela Delegacia da Receita Federal de Palmas, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime Tocantins. Um laboratório de informática foi entregue na Escola Municipal Profª Ilsa Borges Vieira e os celulares serão entregues nas unidades escolares do Município.

Ao todo a Educação de Gurupi foi contemplada com o laboratório de informática com 25 computadores (TVs Box apreendidas em operações da Receita Federal convertidas em microcomputadores), além de 20 aparelhos celulares.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Idealizado pela DRF/Palmas, o Projeto Escola Digital visa promover a inclusão digital e a equidade no ensino, abrindo portas para o futuro de crianças e jovens do Tocantins. Com mais de 30 laboratórios implementados, a iniciativa já beneficiou 7.667 crianças da rede pública tocantinense. O objetivo é promover uma destinação sustentável desses equipamentos, convertendo-os em recursos educacionais valiosos. A Receita Federal do Brasil coordena a instalação das CPUs e a configuração de todos os equipamentos nos laboratórios.

A CGU é parceira por meio do projeto “Um por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania”, que desenvolve material pedagógico em parceria com o Instituto Maurício de Sousa, da Turma da Mônica, para levar conceitos sobre valores como ética, cidadania, participação social, autoestima e democracia aos alunos de forma lúdica.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, destacou seu entusiasmo com mais uma parceria que resultou em benefícios para Gurupi. “Isso é fruto de mais uma parceria que fazemos com várias entidades para desenvolvermos melhor nosso trabalho em Gurupi, desta vez com a Receita Federal, a CGU e a Undime. É muito importante as crianças terem acesso a esse material tecnológico e pedagógico, o que vai contribuir com seu desenvolvimento educacional”, comentou.

O secretário Municipal de Educação, João Paulo Lima, ressalta que o projeto irá contribuir com a qualidade no ensino aos alunos e reforça que o objetivo é ampliar o projeto para mais escolas da rede municipal. “Uma iniciativa muito importante, pois sabemos da nossa realidade local onde muitos alunos não têm acesso a computadores e internet. Mas com esse laboratório, vamos proporcionar uma aprendizagem diferenciada a eles. Através dessa parceria, vamos buscar ampliar esse projeto para as demais escolas de Gurupi”, disse.

O delegado da Receita Federal, Ricardo Wagner, ressaltou a relevância da iniciativa. “Temos muito orgulho desse projeto, pois ele nasceu através do combate à criminalidade, ou seja, produtos que estavam entrando de forma irregular no nosso país, foram transformados em CPUs para serem utilizadas como laboratórios de informática. Isso mostra a grandiosidade do projeto, que tem transformado a vida e a realidade das crianças através do conhecimento”, comentou.

A aluna da Escola Municipal Profª Ilsa Borges Vieira, Maria Eduarda, de 12 anos, relatou sua expectativa com as aulas no novo laboratório. “Achei muito bom, é uma ótima oportunidade para nós aprendermos de forma diferente com acesso à internet, vai ser bem legal“, disse.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi