Cultura e Turismo, Destaque|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Com o objetivo de incentivar as crianças ao hábito da leitura e celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), iniciou nesta terça-feira, 16, uma programação recheada de atividades culturais e literárias voltadas para alunos da Rede Municipal, bem como para os alunos matriculados nos cursos oferecidos pela Secult e toda a comunidade em geral. As atividades estão sendo realizadas no Centro Cultural Mauro Cunha e na Biblioteca Municipal Professora Deusina Ribeiro e seguem até a próxima quinta-feira, 18.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

O pontapé inicial da programação foi marcado por um piquenique literário com a participação dos alunos dos cursos de teatro, dança e musicalização oferecidos pela Secult. As crianças desfrutaram de momentos de diversão enquanto exploravam uma variedade de livros, ouviam histórias contadas de forma lúdica e participavam de visitas guiadas à Biblioteca Municipal Professora Deusina Ribeiro e ao Museu Benjamim Rodrigues.

Maria Cecília Oliveira, aluna de balé, teatro, jazz dance e teclado, com apenas 9 anos de idade, compartilhou sua empolgação com a programação, expressando sua surpresa ao descobrir tantas atividades diferentes. “Eu amei conhecer a biblioteca e os livros que eu nunca tinha visto. Foi tudo muito legal”, disse.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Outra participante da programação foi a aluna de jazz dance, Tifany Vitória Dias, de 13 anos, que também externou sua animação com as atividades.  “Foi muito divertido participar dessa aula bem diferente com piquenique e conhecer um pouco mais de histórias, foi muito importante para nós”, compartilhou ela, revelando a alegria em explorar novos universos por meio da leitura.

A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, destacou que o intuito da programação é promover uma interação positiva entre a leitura e a educação. “Queremos reforçar os valores da leitura e mostrar como ela pode enriquecer o processo de formação do ser humano, além de estimular o hábito da leitura desde cedo”, explicou. A Secretária também estendeu o convite à população em geral para participar das atividades que acontecerão durante os períodos da manhã e da tarde até quinta-feira.

17/04:

Ação: Piquenique literário