Desenv. Econômico, Destaque|

Compartilhe:

Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Reunião com alguns representantes dos municípios que integram o Consórcio. Pedro Dias, de Gurupi, é diretor do Coder-Sul

Gurupi será um dos municípios diretamente beneficiados com projeto de gestão de resíduos sólidos do Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional das Regiões Sul e Centro-Oeste do Tocantins (CODER-TO Sul/Centro-Oeste) selecionado no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) – Eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes, Subeixo Gestão de Resíduos Sólidos.

A prefeita e presidente do CODER-TO Sul/Centro-Oeste, Josi Nunes, comemora essa seleção que vai beneficiar além de Gurupi mais 20 cidades.  “Essa seleção é um marco para Gurupi e todos os municípios que integram o Consórcio. Nossa cidade se destaca como polo de desenvolvimento e, agora, com essa importante conquista, damos mais um passo rumo à sustentabilidade e ao cuidado com o meio ambiente. Esse projeto vai transformar vidas, gerar renda e promover uma gestão responsável dos resíduos sólidos”, afirmou a prefeita Josi Nunes.

O projeto, aprovado com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), prevê um aporte de aproximadamente R$ 31 milhões para a gestão de resíduos recicláveis. Entre as ações previstas estão a implantação de coleta seletiva, triagem, pré-processamento e destinação final adequada dos resíduos. Estima-se que cerca de 150 famílias de catadores da região serão beneficiadas diretamente, com oportunidades de geração de renda e melhoria na qualidade de vida.

De acordo com o diretor executivo do CODER-TO Sul/Centro-Oeste, Pedro Dias, o apoio do Governo do Estado e todo o trabalho de liderança de Josi Nunes foi crucial para o envio da proposta ao Ministério das Cidades, mesmo com o projeto já estruturado. “Esse resultado é extremamente relevante, principalmente para a região Norte, que enfrenta desafios significativos na erradicação de lixões. Agora, estamos dando um passo concreto nesse sentido, promovendo uma gestão sustentável dos resíduos sólidos e contribuindo para as metas ambientais, especialmente em um contexto de Pré-COP 30”, destacou.

O projeto abrange todos os 20 municípios integrantes do consórcio, incluindo Gurupi, e prevê a construção de galpões, aquisição de equipamentos como prensas e veículos para transporte de resíduos. Além disso, as famílias envolvidas na coleta seletiva terão a oportunidade de aumentar sua renda e participar de um modelo de gestão mais eficiente e sustentável.

CODER-TO Sul/Centro-Oeste

Além de Gurupi, o consórcio abrange os municípios de Aliança do Tocantins, Araguaçu, Brejinho de Nazaré, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Fátima, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jaú do Tocantins, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Palmeirópolis, Paranã, Peixe, Pugmil, Sandolândia, São Salvador do Tocantins, São Valério da Natividade e Talismã. (Com informações da Secom/TO).

 

Comments are closed.

Close Search Window